Coluna Zona Franca

0
87

Marçalizaram

Pré-candidato à Prefeitura de SP, Pablo Marçal posa com ...Jair Bolsonaro sepulta relação com Pablo Farçal? Risos. Nem um dia depois que Bolsonaro chamou Farçal de ‘mau caráter’ ele já acenou com bandeira branca. Idem o Carluxo que ia processar o coach. Na verdade, os dois são mau caráter, farinha do mesmo pó. Os Bolsonaromarçalizaram. Agora, quem vai contar para o Ricardo Nunes (MDB)? Nem precisa. Ele já sabe da debandada. No segundo turno (se houver), até Nunes vai com Farçal, assim como Tarcísio (governador de SP) e muitos outros.

Boulos no segundo turno?

Se Guilherme Boulos (PSOL) obtiver os 47% dos votos que Lula obteve em São Paulo (capital, claro) nas eleições de 2022, com certeza ele estará no segundo turno em primeiro lugar, com chances reais de vencer. Para isso terá que lutar bastante e enfrentar o picareta que tem uma lábia de descarrilhar trem em alta velocidade. Farçal é um Boeing que decola de marcha ré. O ilusionista conseguiu iludir os bolsonaristas, que, aliás, foi facin dado ao baixíssimo nível intelectual deles (em terra de cego, quem tem um olho é rei). Para se ter uma ideia, Farçal conseguiu roubar as cores da bandeira do ladrão de jóias. Roubou até a motociata.

Continua após a publicidade:

Em tempo

Por mais que Farçal cresça em cima dos despautérios contra o psolista, não consegue tirar um voto sequer de Boulos. Muito pelo contrário, Boulos só cresce como massa de bolo. Farçal tira votos de Nunes, Datena, etc.

Sem capacete

Ele zomba da lei e, seguindo os passos do “mestre” Bolsonaro, que levou a arruaça e o medo às ruas do país, pretende comandar a prefeitura de São Paulo a partir de 1° de janeiro de 2025. Pablo Farçal, o coach condenado por integrar uma quadrilha de fraude a bancos, no mesmo dia que teve suas redes sociais suspensas pela Justiça Eleitoral, por violar as regras previstas legalmente, resolveu fazer uma “motociata”. E sim, ele agiu como Bolsonaro e saiu por uma movimentada avenida da maior cidade do Brasil sem capacete.

Confúcio

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) convocou uma sessão para a próxima terça-feira, 27. Deputados e senadores pretendiam atender a um requerimento anterior de Dino que havia suspendido as Emendas Pix por falta de transparência. No entanto, com a suspensão de outros tipos de emenda, a CMO não analisou o tema. Além da discussão sobre as emendas, tramita na CMO a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, cujo relator é o senador Confúcio Moura (MDB-RO). Segundo o parlamentar, o projeto deve passar por alterações, por conta do acordo entre os Três Poderes sobre as emendas parlamentares, que ainda deve ser concluído.

Sem noção

Pode ser uma imagem de nuvem, eclipse, horizonte e crepúsculoEm plena estiagem, seca do rio Madeira, fumaça, incêndios para tudo que é lado do País devido às mudanças climáticas, tramita na ALE-RO uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com finalidade de investigar e apurar possiveis irregularidades na criação de onze unidades de conservação em Rondônia. Ou seja, escárnio puro. Preservar a floresta é crime em Rondônia. Depois ficam procurando culpados pelo que está acontecendo em RO. A imagem dos sete sóis na China avisa que alguma coisa de ruim deverá acontecer no mundo proximamente. Preservar a Terra é preciso.

                                  Criminoso?

O estado de São Paulo registrou 305 queimadas neste sábado (24), uma redução de 83% em relação aos 1.886 focos observados na sexta-feira, quando foi registrado o maior número de incêndios em um único dia. Os dados são do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Não é só a Amazônia que está sendo destruída pelo homem. No caso de SP, há desconfianças de que os incêndios sejam criminosos.

Porto Velho-Manaus

A reconstrução e asfaltamento do trecho do meio da BR-319, um dos empreendimentos mais controversos do país, é um batalha travada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A obra está longe de começar — falta a licença de instalação (segunda etapa do processo de licenciamento). A preocupação  da ministra é com a dimensão do impacto ambiental. “Você não vai fazer a licença olhando só o empreendimento. Tem que ver toda a área de abrangência: como isso vai repercutir nas terras indígenas, em desmatamento… Qual a capacidade de essa estrada dar resposta a determinados problemas”, disse Marina.

Eleições Porto Velho

A próxima terça-feira, 27 de agosto, promete esquentar os bastidores das eleições em Porto Velho e Candeias do Jamari. Três institutos, Veritas, Quast e Phoenix pediram registros no TRE-RO. O Veritas e o Quast sondarão os eleitores de Porto Velho. Já o Phoenix, vai captar as intenções de votos em Candeias do Jamari. Todos divulgarão os resultados no dia 27.

Eleições Porto Velho 2

O Quast foi contratado pela Rede Amazônica (Globo) para aferir o termômetro em Porto Velho e os resultados serão divulgados na próxima terça-feira no Jornal de Rondônia. A pesquisa servirá para definir os cinco primeiros colocados que serão sabatinados pela TV Rondônia a partir do dia 23 de setembro, os quais participarão do debate no dia 3 de outubro. Lembrando que, a SIC TV (Record), fará debate no dia 28 de setembro, com os sete candidatos a prefeito de Porto Velho. Rede TV (SGC), Band (Rondovisão) e SBT (TV Norte) não farão debates.

Tempo na TV

Pode ser uma imagem de canhoto de ingresso e texto

Como já se esperava, a candidata a prefeita de Porto Velho, Mariana Carvalho (União Brasil) terá o maior tempo no horário eleitoral que começa na próxima sexta, 30. O segundo maior tempo ficou com Célio Lopes (PDT). Ricardo Frota (Novo) foi o único fora da grade, sem um segundo sequer. Benedito Alves (SD), com apenas 34s, terá tempo somente pra dizer oi, tchau. A regra é clara, quanto mais partidos coligados, mais tempo na TV.

Candidatos a vereador de Porto Velho

Lista completa de todos os candidatos a vereador de Porto Velho, aprovados em convenções e registrados no TRE-RO.

 Clique aqui

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Acesse também: Patrulha Verde 

A Democracia