Superintendente ressalta obras de infraestrutura necessárias ao combate das hepatites virais no Estado

0
2

 

O Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans, participou na manhã de hoje, da abertura oficial da Campanha Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle das Hepatites Virais denominada JULHO AMARELO com o tema: Rondônia, rumo à eliminação das hepatites virais, que está sendo realizada pela AGEVISA/RO no hotel Pérola do Madeira, antigo Hotel Rondon.

Orleans destacou a necessidade de macroprojetos para o estado de Rondônia, principalmente de esgotamento sanitário e água tratada e destacou que no PAC 1, trazido no segundo mandato do presidente Lula, em 2007, foram encaminhados recursos para mudar a realidade do estado, principalmente de Porto Velho, mas os tais recursos não foram aplicados.

“A saúde é uma das pastas prioritárias do Governo Federal neste terceiro mandato. O presidente Lula tem demonstrado muita sensibilidade no quesito saúde quando agrega no NOVO PAC obras de infraestrutura para todo o País, mesmo porque fica difícil o controle ou mesmo a erradicação de doenças como as hepatites virais, dentre outras, mas principalmente hepatite do tipo A, principalmente na nossa capital com a deficiência de esgotamento sanitário”, explica Orleans.

O superintendente também destacou as ações da AGEVISA/RO na vacinação do estado, além de projetos, sob a tutela da ministra da Saúde, Nísia trindade, no sentido de integrar os diversos níveis da atenção à saúde, a expansão das unidades de equipe da família, a construção de novos centros especializados, bem como o programa mais médicos especializados para gerar acesso à saúde da população.

Técnicos do Ministério da Saúde de Brasília, vinculado à Coordenação Geral de Vigilância do HIV/AIDS e das Hepatites Virais/DVIAHV/SVAS/MS, e da SAPS/MS permanecem para a Oficina de Hepatites Virais, com a participação de todos os municípios e o estado, até a próxima sexta feira.