5 vantagens do código de barras nos produtos

0
178

Independente de qual ramo seja a empresa, contar com um sistema automatizado, é garantia de mais lucro e economia de tempo e dinheiro. E mais do que isso, é garantia de satisfação do cliente, resultado em boas vendas.

Por isso, nesse texto, voce vai conhecer as 5 vantagens do código de barras nos produtos, garanto que voce vai encontrar muitas informações que não sabia, fique atento e leia até o final!

O que é o código de barras?

O código de barras também conhecido como EAN 13, nada mais é que uma representação gráfica nos números que são responsáveis por identificar cada produto. Ele facilita bastante a padronização das mercadorias, ajudando todos, varejistas, distribuidores e consumidores.

Podemos dizer que, esses números são para as mercadorias assim como um RG é para um cidadão brasileiro, ou seja, uma identificação. Cada produto do estabelecimento vai receber uma sequência numérica diferente, com suas identificações e particularidades.

Por meio de um leitor de código de barras é possível verificar toda as informações do produto que estão vinculadas ao código e assim automatizar diversas operações, diminuindo consideravelmente o tempo. 

5 vantagens do código de barras nos produtos

#1- Proporciona mais agilidade ao operador de PDV

Com o avanço da tecnologia, a automação dos pontos de venda e dos sistemas evoluíram bastante. E assim ajudam os varejistas na operação diária do negócio.

O processo de identificar os produtos sempre foi necessário para ter controle, mas o processo de digitação era manual, ou seja, muito lento. Agora é muito mais ágil e permite menos erros.

Com a chegada de equipamentos avançados capazes de realizarem a leitura do código de barras por meio de lazer, a automatização na frente do caixa ganhou uma excelente ajuda. A leitura dos produtos agora acontece de forma muito mais rápida do que há certo tempo.

Basta colocar o código de barras posicionado com o leitor, simples e fácil, esse procedimento aumenta a produtividade do funcionário que fica no PDV. Em menos tempo ele consegue fazer a leitura de muito mais produtos.

Os benefícios são para todos, para o estabelecimento, para o próprio funcionário e para o consumidor, que passa menos tempo na fila. Isso reduz drasticamente a insatisfação dos clientes e aumenta a lucratividade das vendas.

 #2- É mais barato

A empresa que usa os códigos de barra em seus produtos, pode economizar e ganhar muito dinheiro. Essa economia no valor acontece porque voce tem menos retrabalho, porque os dados são atualizados automaticamente, sem a necessidade de intervenção manual.

#3- Evita erros de digitação

Como falamos anteriormente, o registro correto dos produtos é um processo de enorme importância para a empresa, principalmente em lojas virtuais o maior prejudicado será o varejista.

Porque ele terá que corrigir e isso pode gerar grandes prejuízos, sem falar no possível constrangimento na frente do cliente. Ou seja, o prejuízo será financeiro e de tempo, por parte do operador de PDV.

Se esse procedimento ocorrer sem o uso de um leitor de código de barras, o risco de um erro de digitação é muito grande. Devido ao EAN ser composto por 13 dígitos ou pela repetição constante do processo pelo operador.

Usar o código de barras e realizar a leitura da representação gráfica, faz com que a probabilidade de erros desapareça por completo. A chance de acontecer algum erro é realmente muito pequena!

#4- Entrega certeza na identificação do produto

Outra grande vantagem do uso de código de barras nos produtos, é a possibilidade de unificação da identificação de produtos. Isso entrega mais eficiência para varejistas, consumidores e distribuidores.

O código de barras permite que os produtos sejam comercializados usando a mesma identificação em qualquer estado dentro do território brasileiro. Isso da uma segurança enorme ao varejista.

Pois na hora de realizar a compra, ele tem certeza que a mercadoria é a que ele está buscando, isso elimina os possíveis erros na compra.

Outro setor que sente os benefícios do uso de código de barras, é a gestão da empresa. Pois, cada produto recebe um código que não pode ser reaproveitado, ou seja, o controle do estoque, a gestão de compras e o recebimento de mercadorias sentem essa grande vantagem.

#5- Possibilita colocar diversas informações do produto em um só lugar.

Você sabia que o código de barras possibilita entregar diversas informações importantes sobre o produto? Dentre todas as informações, as mais importantes são o nome da empresa fabricante da mercadoria e o numero de identificação do produto.

Entre os números que são responsáveis pela construção do código de barras, existe uma sequência específica para a atribuição das características do produto. Por essa razão, que é possível encontrar diversas informações sobre a mercadoria.

Os dados encontrados nos códigos de barras são essenciais para algumas funções, como o cadastro de produtos, controle de estoque, processo de vendas e emissão de nota fiscal, pois alguns modelos exigem a informação de algumas características dos produtos.

Podemos perceber nessa leitura, as inúmeras vantagens para todos os envolvidos no processo de venda e compra de produtos, desde o fabricante ate o consumidor final. Mas o uso dos códigos de barras vem mudando para o cliente.

9 em cada 10 pessoas já utilizam os códigos de barras por conta própria para checar os valores dos produtos. A expectativa é que com o passar do tempo, o consumidor encontre mais informações sobre os produtos nos leitores.

Além dos códigos tradicionais, os códigos de barras 2D, mais conhecidos como QR Code, estão aparecendo cada vez mais no mercado. Ampliando a gama de informações salvas em um código de barras, mas o QR Code ficará para outra leitura.

Se voce leu até aqui, não sobraram dúvidas de que o uso do código de barras é primordial para qualquer negócio. Todo empresário sabe que melhorias que resultam no ganho de tempo e economia de capital são fundamentais para a saúde da empresa.

São dicas assim que sempre queremos entregar a voce, facilitando os seus processos e visando a maior satisfação do seu cliente. Por isso fique ligado em nossos próximos conteúdo. Se tiver alguma sugestão de assunto, sinta-se a vontade de sugerir nos comentários.

Facebook Comments