Superintendente mostra ações do Incra para resolver impasse na fazenda Bom Futuro

0
827

futuroO superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Cletho Muniz de Brito, o Brito do Incra, foi recebido nesta terça-feira (2), pelo presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), os deputados estaduais José Lebrão (PMDB), Laerte Gomes (PSDB) e Ezequiel Junior (PSDC).

 

Em pauta, a apresentação das ações do órgão para mediar a tensão criada na região da BR 429, após a invasão da fazenda Bom Futuro, localizada na linha 14, km 3, em Seringueiras, a 560 km de Porto Velho, por cerca de 200 integrantes da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), desde o último dia 17.

 

O presidente da Casa e os deputados Lebrão e Laerte, juntamente com Brito, participaram na semana passada, em São Miguel do Guaporé, de uma reunião para tratar do caso. “Foi uma ação visando mediar o conflito e diminuir a tensão na região”, relatou Maurão.

 

Segundo Brito, após a reunião, os fazendeiros desobstruíram a BR 429, aguardando pelas ações dos órgãos oficiais. “Também fui ao acampamento e conversei com as lideranças dos acampados, com muita dificuldade. Expusemos a situação fundiária da área, com 11 mil hectares e mostramos que o Incra não podia intervir, pois há uma ação na justiça em relação à titulação da propriedade”, explicou.

 

Ainda de acordo com o superintendente, foi feita uma proposta para que as famílias deixassem a área. Os invasores seguem acampados na Bom Futuro, mas há uma expectativa de que saiam do local ainda nesta semana.

 

“Assumi o compromisso de buscar um local para assentá-las. Para evitar um despejo, uma situação que envolve riscos de confrontos. São três áreas que estamos negociando, mas isso leva no mínimo seis meses”, completou.

 

 

 

Títulos entregues

 

Brito reforçou que o Incra busca áreas para assentar essas e outras famílias. Ele anunciou que nos próximos dias fará a entrega de cerca de 3.000 títulos em Rondônia. “Há 13 anos que não se entrega um único título, o que acaba gerando instabilidade no campo”, finalizou.

ALE/RO – DECOM – [Eranildo Costa Luna]

Foto: Marisvaldo José