Suder e SUFRAMA buscam impulsionar industrialização da ALC de Guajará-Mirim

0
94

“Hoje estou aqui para explicar como industrializar em Áreas de Livres Comércio com incentivos fiscais da Zona Franca Verde e Amazônia Ocidental”, disse a coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Ana Maria Souza (foto), para técnicos da prefeitura e empresários de Guajará-Mirim e região.

Atendendo a uma solicitação do prefeito Cícero Noronha, servidores da Suframa de Manaus, representada pelos técnicos Ana Maria Souza e Leonardo Costa, apresentaram na última terça-feira (10), na Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guajará-Mirim (ACISGM), os incentivos fiscais ofertados nas Áreas de Livre Comércio (ALCs) com as particularidades de Guajará Mirim, Amazônia Ocidental e Zona Franca Verde (ZFV).

Ana Souza explicou as vantagens e principalmente ressaltou a industrialização nas ALCs a partir da regulamentação da Zona Franca Verde que, como condição para usufruir dos incentivos, é preciso que seja cumprido o critério de preponderância da matéria-prima regional que pode ser absoluta, relativa ou por importância. Ana Souza ainda ressaltou que a Área de Livre Comércio de Guajará Mirim não precisa cumprir Processos Produtivos Básicos (PPBs), fato que contribui de maneira significativa para simplificação do processo.

Prefeito Cicero Noronha agradeceu o apoio do Governo de Rondônia, e as equipes técnicas da SUDER e SUFRAMA .

O prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha (foto), solicitou aos presentes que tirem todas as suas dúvidas sobre os incentivos fiscais do governo federal com os representantes da Suframa e falem com o diretor executivo da Superintendência do Desenvolvimento Estadual (SUDER), Pedro Teixeira, sobre o Programa de Incentivo Tributário que Governo de Rondônia concede para indústrias que vêm contribuir para o desenvolvimento do Estado.

Pedro Teixeira, diretor executivo da Suder.

“O evento foi uma excelente oportunidade para nós, empresários, pois nos encoraja a investir, mesmo sabendo de todos os entraves burocráticos. A equipe da Suframa veio para mostrar como simplificar o processo”, disse Emerson Farias, diretor presidente da Lubri Max, da cidade de Ariquemes (RO).

Marcio Badra, vice-presidente da ACISGM, comentou sobre a importância da apresentação feita pela equipe técnica da Suframa. “Para nós foi um aperfeiçoamento de conhecimento e uma descoberta de dispositivos legais, e agora iremos estudar com mais profundidade para repassarmos para os demais associados”, finalizou Badra.

Texto e fotos Marcelo Gladson

Facebook Comments