Site criado pelo MEC explica Novo Fies e tem informações sobre as inscrições para 2018

0
95

Todas as informações sobre Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem ser conferidas a partir de agora no hotsite fies.mec.gov.br  . A ideia é que estudantes e gestores das instituições de ensino tenham acesso aos detalhes das novas regras do programa, que já estão em vigor.  “O hotsite contém as mudanças, a legislação e uma área grande de perguntas frequentes”, explica o gerente de Projetos da Tecnologia da Informação do Ministério da Educação, Rafael Berlanda.

As inscrições serão abertas em 2018 e informações sobre o processo seletivo já estão disponíveisno hotsite. Podem se inscrever estudantes de todo o Brasil com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma ou mais edições a partir de 2010. O candidato deverá ter obtido nota ou média aritmética de, no mínimo, 450 e a não pode ter zerado a redação.

O Novo Fies cria 310 mil novas vagas em 2018, sendo 100 mil a juro zero. Também prevê mais atenção à qualidade dos cursos financiados e permite maior flexibilização no prazo de carência. De acordo com o Ministério, a principal razão para as mudanças foi a sustentabilidade do programa a médio e longo prazos, pois o modelo anterior gerava um percentual de inadimplência muito elevado.

O novo modelo é composto por três faixas. A primeira modalidade corresponde ao financiamento ofertado diretamente pelo governo ao estudante, representando a parcela de vagas a juro zero. Elas são reservadas a alunos com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos. Esta modalidade terá o Fundo Garantidor composto de recursos da União e aportes das instituições de ensino superior.

Já as modalidades 2 e 3 estão destinadas aos estudantes com renda familiar per capita mensal de até cinco salários mínimos. O Fies 2 vai ofertar 150 mil vagas e visa atender estudantes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, tendo como fonte de financiamento recursos de fundos constitucionais dessas regiões. Dentro do Fies 3, serão oferecidas 60 mil vagas para todo o Brasil, sendo os recursos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em ambos os casos, a taxa de juros vai variar de acordo com a instituição financeira onde foi fechado o financiamento.

 

 

Facebook Comments