SINTRADER busca orientação na SRTE para garantir negociação salarial com auto escolas

0
747

Após o impasse ocorrido na primeira negociação entre o Sindicato dos Instrutores e Trabalhadores de Auto Escolas (SINTRADER) e o Sindicato patronal das auto escolas (SINDAR), no último dia 13 de setembro, em Porto Velho, quando os patrões se recusaram a apresentar qualquer proposta de acordo com a categoria, alegando que o Sindicato dos trabalhadores não estaria registrado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o SINTRADER procurou nesta quarta-feira(20) a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), buscando orientação para assegurar os direitos da categoria.,

Em reunião realizada com o chefe da seção de relações do trabalho da SRTE, Denis Lucas Sampaio, da qual participaram Obded Oliveira diretor do SINTRADER, Catarina Souto da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comércio e Serviços (CONTRACS), Itamar Ferreira e Elzilene Nascimento, ambos da CUT, foi relatado o impasse existente. O representante da SRTE do Ministério do Trabalho esclareceu que nesta situação uma entidade sindical de grau superior, como a Confederação ou a Central, poderá suprir a falta do registro sindical, que no caso do SINTRADER está em tramitação no MTE.

Foi informado, também, que a pauta de reivindicação da categoria foi encaminhada desde maio às auto escolas e até agora só houve uma reunião. Denis Sampaio orientou, ainda, que a representação dos trabalhadores busque um acordo com os patrões em pelo menos mais duas reuniões de negociação e, se continuar o impasse, a Confederação CONTRACS poderá solicitar uma mediação da SRTE, a qual convocará as partes, representação dos empregadores e dos trabalhadores, para buscar um entendimento visando um acordo. Esta etapa da mediação é essencial para um eventual Dissídio Coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A próxima reunião de negociação será no dia 27/09/2017, às 15 hora na sede do Sindicato SINPRO em Porto Velho. Para esta próxima reunião o SINTRADER estará entregando cópia do edital e da ata da assembleia geral dos trabalhadores que aprovou a pauta de reivindicação, realizada em 20 de maio de 2017. O sindicalista Obed Oliveira relata que a expectativa da categoria é muito grande e que todos esperam, por parte dos patrões, boa vontade para se chegar a um acordo.

Fonte: SINTRADER-CUT