Seas e Seduc debatem construção de escolas no Orgulho do Madeira

0
528

Reunião-Esc.-no-Orgulho-do-Madeira-05-01-Quintela-020O projeto para construção de escolas no Residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho, foi debatido na manhã desta segunda-feira (5) entre a secretária de Estado da Educação (Seduc), Fátima Gavioli, e o secretário de Estado Assistência Social (Seas), Márcio Félix. O investimento tem o intuito de atender educacionalmente as crianças e jovens das mais de 900 famílias sorteadas pelo Programa Morada Nova.

Márcio explicou que o atual projeto abrange duas edificações escolares no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com mais de 20 salas de aula. Fátima ponderou que, comparando com o número dos futuros moradores, algumas das salas poderão ficar ociosas. “Não queremos ter salas de aula para não serem utilizadas. Além de ser uma economia financeira para o projeto”, comenta.

Para isso, durante a reunião, decidiu-se que o projeto será readequado pelo setor de obras da Seduc para a construção de 12 salas de aula em cada escola, sendo que uma será da responsabilidade do município, atendendo estudantes do 1º até o 5º ano do ensino fundamental, e a outra do Estado, recebendo alunos a partir do 6º ano do fundamental até ensino médio.

Após a finalização do novo projeto, Márcio informou que fará um novo chamamento público para que as empresas sejam contratadas pelo Banco do Brasil e construam as escolas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial. Estima-se que a conclusão das construções seja de até dois anos, segundo o secretário da Seas.

Residencial Orgulho do Madeira está localizado na Zona Leste de Porto Velho

A secretária afirmou que, enquanto as escolas estiverem em fase de construção, os estudantes não ficarão fora de sala de aula e que a Seduc orienta aos pais para que procurem as escolas próximas ao residencial para garantir a vaga para os alunos.

Orgulho do Madeira

O Residencial Orgulho do Madeira está localizado no Bairro Mariana, na Zona Leste da capital, em uma área de 37 hectares.

O empreendimento é composto por 3.744 apartamentos e 256 casas, além de toda infraestrutura urbana como ruas pavimentadas, calçadas com acessibilidade, gramado, estação de tratamento de água, rede de esgoto e iluminação pública.

Fonte
Texto: Halex Frederic
Fotos: Quintela e Marcos Freire