SAMBA ENREDO DA IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE IRRITA PRODUTORES AGRÍCOLAS E FAZENDEIROS DO BRASIL

0
756

 

CONSEAGRI Nota de Repudio.

A escola de samba Imperatriz Leopoldinense, preparou um desfile para o carnaval do Rio de Janeiro com apresentação que inclui crítica ao agronegócio. Veja o que diz parte do samba-enredo da escola:

“O belo monstro rouba as terras dos seus filhos devora as matas e seca os rios tanta riqueza que a cobiça destruiu”

Esta é uma parte do samba enredo, agora além da letra da escola uma ala tem um título de: Fazendeiros e seus Agrotóxicos que é representada por esta fantasia com um símbolo de uma caveira ao centro da fantasia é uma demonstração com este título Fazendeiros e seus Agrotóxicos.

Além desta ala fazendo menção ao agronegócio uma outra ala faz menção a doenças e pragas.Estes são alguns dos recortes do que a escola está ensaiando levar para a Sapucaí no carnaval do Rio de Janeiro.

Diante disso, o Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura, CONSEAGRI, emitiu uma nota de repúdio.

NOTA DE REPÚDIO

Tomamos conhecimento através dos meios de comunicação que a título de apresentar em seu desfile carnavalesco em 2017, enredo abordando homenagem ao Parque Nacional do Xingu, a agremiação G.R. E.S. Imperatriz Leopoldinense, desferiu ataque inaceitável contra os produtores rurais brasileiros , generalizando de forma inexplicável a pratica do uso indiscriminado de defensivos agrícolas, como se esse tipo de comportamento, se constituísse em regra no setor.
Ao organizar uma “ala” com a denominação “fazendeiros e seus agrotóxicos” , a referida agremiação presta um desserviço, e contribui para comprometer a imagem de produtos oriundos da produção rural brasileira tanto no País como no exterior, tendo em vista o alcance da cobertura jornalística do carnaval, na condição de evento de repercussão internacional.
No campo, na agroindústria, na exportação e especialmente no cotidiano da população, o agro é motivo de orgulho e responde por aproximadamente 37% dos empregos , representando mais de 22% do PIB nacional, abastecendo o mercado doméstico e chegando a mais de 180 países.
Dessa forma , ainda que se trate de obra de natureza artística, tal abordagem não pode ser enquadrada como simples manifestação cultural, devendo ser classificada como fruto do mais absoluto PRECONCEITO contra aqueles que com muita entrega e sacrifício se dedicam ao honroso ofício de produzir matérias primas e principalmente, o alimento que chega às mesas das familias ao redor do mundo.
Assim como não aceita que qualquer grupamento profissional ou étnico seja vítima de tal ofensa, este Conselho, representando os Secretários de Agricultura das vinte e sete Unidades da Federação, vem a público apresentar esta NOTA DE REPUDIO , esperando a retratacao por parte de tão respeitada Escola de Samba, bem como a retirada IMEDIATA do tema de seu desfile, como forma de prevenir danos ainda maiores aos agricultores brasileiros e suas famílias.

Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura CONSEAGRI.