Presídios federais realizaram hoje (20) ato em homenagem aos agentes mortos

0
80

Os Agentes Federais de Execução Penal (AFEP) realizaram hoje (20) uma solenidade em homenagem aos colegas que foram mortos recentemente em represálias do crime organizado contra o Sistema Penitenciário Federal (SPF). O ato religioso ocorrerá simultaneamente em Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Brasília (DF) e Mossoró (RN), a partir das 8h30. Os agentes federais aproveitarão a ocasião para cobrar respostas do Ministério da Justiça (MJ) sobre o contato físico entre presos e visitantes, que está suspenso desde maio deste ano, visando acabar com o envio de mensagens de presos.

Em Porto Velho, a solenidade será realizada na Penitenciária Federal, a partir das 8h30, com a presença de agentes, especialistas e técnicos da unidade. Segundo o Sindicato dos Agentes Federais de Execução Penal de Rondônia (SINDAFEP/RO), “o ato solene homenageará guerreiros que foram mortos em razão de suas funções”. A investigação da Polícia Federal (PF) aponta que os agentes Alex Belarmino e Henry Charles foram mortos a mando do crime, em Catanduvas (PR) e Mossoró (RN). A PF investiga ainda se a morte da psicóloga Melissa Almeida, do Depen, em Catanduvas, também tem relação com o SPF.

MAIS SEGURANÇA
O contato entre visitantes e presos nas penitenciárias federais está suspenso desde 28 de maio, por determinação do Ministério da Justiça. As visitas têm sido realizadas em parlatório, que são cabinas separadas por vidros. O contato entre presos e visitantes é por telefone, acompanhado integralmente pelos agentes federais. A medida evita que os líderes das facções criminosas continuem mandando ordens para fora das prisões, determinando execuções de agentes da segurança, negociando armas e drogas, por exemplo. Os sindicatos querem que a medida seja mantida e esperam que o MJ mantenha tal medida preventiva.

Facebook Comments
COMPARTILHAR
Artigo anteriorProjeto criado por defensora incentiva leitura entre presas
Próximo artigoSub-20: FFER altera data do jogo entre Porto x Real Ariquemes