Prefeitura inaugura nova unidade de saúde em União Bandeirantes neste sábado

0
999

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inaugura neste sábado, dia 19, a nova Unidade de Saúde da Família Fábio Junior Pereira de Sousa no distrito de União Bandeirantes, localizado cerca de 160 km de área urbana de Porto Velho. A nova unidade oferecerá estrutura completa com consultórios clínicos, consultório odontológico, laboratório equipado e farmácia para atender cerca de 25 mil pessoas do distrito e linhas adjacentes.

Construída com recursos próprios do município e convênios, no valor total de R$716.699,53, a unidade atenderá a população com atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira em horário comercial e atendimento de urgência aos fins de semana (sexta, sábado e domingo). Durante os dias úteis, três médicos do Programa Mais Médicos atenderão com consultas clínicas em cooperação com as equipes de saúde da família. Aos fins de semana, um médico em plantão especial atenderá casos de urgência e emergência. O laboratório da unidade também funcionará de sexta a domingo.

De acordo com informações do Departamento de Atenção Básica da Semusa (DAB), durante muito tempo a unidade funcionou em local alugado pela secretaria, mas a partir deste sábado contará com estrutura própria ampla e climatizada, incluindo: dois consultórios médicos; um consultório odontológico; laboratório; setor de regulação (agendamento de consultas); nebulização; farmácia; central de esterilização de materiais; sala de vacinação; sala de educação em saúde e escovódromo. Ao todo, 42 servidores atuarão na unidade, com 13 agentes comunitários de saúde e equipe de agentes comunitários de endemias que percorrem residências e estabelecimentos com o trabalho preventivo de eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.

A expectativa é que o fluxo atual, de 80 pacientes atendidos diariamente, aumente com a melhoria da estrutura. Para as próximas semanas também estão programadas mais inaugurações de novas unidades de saúde, como as das comunidades de São Miguel e Vila Dnit, além do novo centro de referência pediátrica na área urbana da capital.

Segundo o diretor da Atenção Básica, Igor Amorim, o nome da unidade foi escolhido pela comunidade em homenagem ao servidor Fábio Junior Pereira de Sousa, que atuou no setor de endemias no distrito e faleceu em um acidente de carro.

Texto e fotos: Collien Rodrigo | NIEMSUS – SEMUSA