Prefeito visita Ponta do Abunã e destaca investimentos feitos nos distritos

0
121

O prefeito Hildon Chaves esteve na sexta-feira, 29, mais uma vez na Ponta do Abunã, no distrito de Extrema e Nova Califórnia, para vistoriar as obras do asfaltamento urbano. A pavimentação de mais de três quilômetros nos dois distritos foi anunciado em maio deste ano, no entanto, após iniciar a obra, o prefeito decidiu ampliar para cinco quilômetros em cada localidade, chegando aos 10 Km de pavimentação.

O prefeito visitou os três distritos, Vista Alegre do Abunã, Nova Califórnia e Extrema, acompanhado do vice-prefeito Edgar do Boi, do deputado federal Expedito Neto, dos secretários Tiago Beber, de Obras; Evaldo Lima, da Agricultura e dos vereadores Alan Queiroz e Marcio do Sitetuperon.

Antigos moradores afirmaram que de uma só vez o prefeito Hildon está fazendo mais asfalto do que toda a pavimentação já feita desde a criação dos dois distritos

Nova Califórnia
Em Nova Califórnia, a comitiva se reuniu com um grupo de pequenos produtores para tratar da situação das estradas rurais. Alguns manifestaram a preocupação com a possibilidade de perda da produção, principalmente de leite, devido as precárias condições de alguns ramais.

O secretário Evaldo Lima explicou que até o final do ano passado, a responsabilidade pela manutenção das estradas na Ponta do Abunã era do DER, mas em dezembro veio uma ordem para desativar a residência rodoviária que existia no local e as máquinas foram retiradas.

Para piorar, o prefeito lembrou que ao assumir a prefeitura encontrou o parque de maquinário com apenas 25% dos equipamentos em condições de trabalhar. O restante estava avariado, sem condições de uso. De qualquer forma ele determinou aos secretários Beber e Lima que agilizassem as obras para atender aos produtores rurais.

Lima disse que as máquinas estão em Abunã e tão logo terminem os serviços por lá, atenderão em Extrema e Nova Califórnia.

“Só aqui na região da Ponta do Abunã, temos 650 quilômetros de estradas vicinais. Ao todo, Porto Velho possui uma malha viária rural de 6.850 quilômetros. Nas condições em que recebemos nosso maquinário, chegaremos este ano no máximo à três mil quilômetros. Estamos recuperando o parque de maquinário para que no próximo ano possamos atender todas as linhas e ramais do município”, disse o prefeito.

Vista Alegre

Tanto em Extrema quanto em Nova Califórnia o asfaltamento foi feito em ruas que já possuíam rede de drenagem, no entanto, a pavimentação nos dois distritos desencadeou uma onda de reclamações encabeçada pelo vereador Jacaré, representante de Vista Alegre.

Para atender ao pleito o vereador, o prefeito concordou em asfaltar duas das principais ruas mesmo sem a rede de drenagem profunda, já que as ruas oferecem declividade suficiente para a drenagem superficial.

O prefeito se reuniu com moradores, a maioria alunos e alguns servidores municipais convidados pelo vereador Jacaré, e anunciou o asfalto.

Saúde

Além do asfalto, o prefeito falou dos esforços para resolver outros problemas na saúde, educação e agricultura. Um dos grandes problemas da comunidade local está na saúde.

No dia 15 de dezembro, faltando 15 dias para o atual prefeito assumir, a gestão anterior retirou a ambulância que atendia ao distrito. Desde então os moradores ficaram sem um veículo para atender a eventualidade de uma emergência.Diante das críticas, o prefeito Hildon explicou as dificuldades decorrentes da burocracia para a compra de novas ambulâncias.

Segundo ele, quando um veículo desses sai do atendimento, seja por motivos de acidentes, seja por uma avaria qualquer, o município é obrigado a comunicar a baixa do veículo ao Ministério da Saúde. Ocorre que isso não era feito. Para o Ministério da Saúde, Porto Velho possui mais de 40 ambulâncias, quando na verdade possui seis funcionando bem.

Médicos

O prefeito explicou também as dificuldades de contratar médicos e odontólogos para residir na localidade. “Temos esses profissionais concursados, mas se forem convocados, preferem perder a vaga a vir morar nesses distritos. É uma situação desconfortável para todos, mas estamos fazendo todo o esforço possível para melhorar esse setor tão essencial”.

Criticas/saúde

A reunião já tinha terminado e o prefeito se preparava para seguir para Extrema, onde já estava com a agenda atrasada em cerca de uma hora, quando um grupo de servidores o cercaram para repisar a situação da saúde.

Devido ao tom agressivo com o grupo se dirigiu ao prefeito, e por já ter explicado durante a reunião todas as dificuldades decorrentes de problemas que se arrastam há anos, o Hildon Chaves deixou o recinto para concluir a agenda.

Um assessor parlamentar que gravou toda a reunião pelo celular, numa ação oportunista editou apenas o final da reunião, quando o prefeito já estava em pé, fora da mesa e se retirava para seguir para Extrema.

Orlando Ramires/reunião
Esta semana, o prefeito se reunirá com o secretário municipal da Saúde, Orlando Ramires, para tratar especificamente da situação de Vista Alegre.

Fonte: Comdecom

Facebook Comments