POPULAÇÃO DE CACOAL PROTESTA CONTRA FECHAMENTO DE ESPAÇO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS

0
1127

Carta de Repúdio

População de Cacoal

Enquanto artistas e prefeituras brasileiras suspendem queimas de fogos para proteger os animais, a PREFEITURA DE CACOAL -RO, emite ofício junto ao Ministério Público para a desocupação do espaço onde atua a APRA – Associação de Proteção e Resgate de Anjos, que é uma associação de pessoas que retiram das ruas animais em situação de maus tratos, cuidam, zelam e doam com responsabilidade, utilizando recursos próprios e com a ajuda de entidades particulares, comerciantes e pessoas de bem que se sensibilizam com a causa, fazendo o trabalho que por lei, cabe ao município.
Nossa CARTA MAGNA, diz:
→” A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamento:
→ Parágrafo Único: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”
→Ainda diz “… Promulgamos, sob a proteção de Deus…”

Protetores e defensores da Causa Animal, sofrem preconceitos, críticas e até perseguições por não aceitarem que os animais sejam maltratados e por defenderem-os sem qualquer motivo, por puro prazer. Muitas pessoas não conseguem entender tanto amor e dedicação por um ser que dizem não possuir alma e tão pouco direitos. Será?!…
Infelizmente, contra os animais, assim atuam ‘muitos de nossos representantes’ em Cacoal-RO.
A APRA – Associação de Proteção e Resgate de Anjos, vem à público fazer saber que:
→Há cinco anos atuamos como voluntários sem nenhum apoio do “poder público” ( nossos parceiros são citados em nossa página do Facebook Resgate de Anjos).
Todo nosso trabalho teve início nos fundos de uma empresa, até que em Agosto de 2016 formulamos um pedido ao ex-prefeito padre Franco Vialleto , para ocuparmos o Canil do Centro de Zoonoses que se encontrava ‘sem uso’. Nos foi cedido o espaço com o apoio do secretário da época, Fabiano Amorim e do vereador Jabá Moreira.
Os voluntários limparam todo o local e iniciaram seus trabalhos.
→A partir daí começamos a ‘incomodar’ à alguns ‘políticos’ que não faziam o que devia ser feito e não queriam deixar trabalhar quem estava fazendo isto voluntariamente.
→A “nova gestão’ só tem piorado a situação. Nos meses de Julho e Agosto, cortaram a energia somente do pavilhão da Zoonose, para dificultar nossos trabalhos. Os alimentos e medicamentos refrigerados dos animais em tratamento, eram levados para casa e trazidos na hora da medicação. À noite, a medicação era dada com uso de lanternas, faróis de moto e/ou carro dos voluntários. Sem contar inúmeras vezes que colocaram cadeados em cima dos nossos cadeados, tentando evitar nossa entrada no Centro para tratar os animais.
Quando ‘eles’ recolhiam um animal, deixá-o isolado por 10 dias, sem água e comida. Não nos permitiam acolher esse animal que muitas vezes só precisava de água, comida e carinho, alegando que é assim que a Zoonoses trabalha. Em resumo, eutanásia, que não dá trabalho.
Diante de tantos descasos, a prefeita Glaucione, esteve no local com uma equipe para uma reunião, onde propôs construir um espaço no mesmo núcleo para a Associação trabalhar, que de imediato foi negado pela senhora Ivanir. E não parou por aí…
No dia 22/11/2017, uma voluntária trabalhava sozinha no Abrigo, quando uma equipe chegou no local, liderada pelo presidente da Câmera dos Vereadores, Paulo Roberto (Paulino do Cinema), a senhora Ivanir, o Leonardo diretor da Zoonoses entre outros, retiraram a chave do cadeado, tratando muito mal a voluntária e ainda ameaçando chamar a polícia, para que ela deixasse o local.
Sem contar que os voluntários da APRA e especialmente a sua fundadora Isabel Vaz, se tornam ‘invisíveis’ quando precisam tratar de qualquer assunto do Abrigo, na Secretaria de Saúde ou em órgãos relacionados da prefeitura.
→A APRA já tentou várias parcerias, acordos de trabalhos, sem nenhum tipo de sucesso, pois o objetivo deles é que o Abrigo deixe o local. Inclusive a Zoonoses tem um Centro Cirúrgico, que com o apoio da Facimed, poderíamos promover castração à nível municipal para os animais machos, também sem aceitação pelos responsáveis da Zoonoses. A APRA incomoda porque trabalha.
→ Todas as nossas propostas são rejeitadas, o que culminou com o documento que segue anexo, na íntegra, nessa Carta Repúdio, onde a Secretária da Saúde pede a desocupação do local, com data prévia.
Por esta razão, viemos à público pedir o apoio da população.  Dentro de 12 dias não teremos como abrigar animais em tratamento, indefesos, abandonados e ainda sofrendo com o descaso daqueles que, pela lei dos homens, tem como “dever” proteger.
→Abrace nossa causa! Visitem o Abrigo! Visitem nossa página no Facebook: Resgate de Anjos.
Curtam essa Carta. Compartilhem e marquem seus amigos. Deixe seu comentário.
Nos ajudem a ajudar os Animais que precisam do nosso apoio. Nos ajude a dar voz à eles.
A APRA e sua direção na pessoa de Isabel Vaz, todos os seus voluntários e principalmente os Anjos de Patas, agradecem de coração a ajuda e o apoio de todos! Deus nos abençoe! Gratidão!