PISCICULTURA – Governo do Estado realiza ações voltada ao incentivo da piscicultura durante Expovarejo em Ariquemes

0
759

Com objetivo de divulgar e convidar participantes para a 1ª Feira Nacional do Pescado da Amazônia (FENAPAM) e à 4ª Rodada de Negócios do Tambaqui de Rondônia, que acontecerá nos dias 26 a 28 deste mês no Espaço Parthenon, em Ji-Paraná, a equipe técnica da Superintendência de Desenvolvimento Estadual (Suder) e o Dr. Edson Aliotti realizaram na manhã deste sábado (14) na Exposição de Negócios, Agroindústria e Artesanato (Expovarejo), em Ariquemes, um importante seminário sobre piscicultura.

A feira Expovarejo realizada pela Associação Comercial e industrial de Ariquemes (ACIA), teve início na última quarta-feira (11) e prossegue até este domingo (15) com realizações de negócios comerciais, apresentações culturais e atendimentos sociais no canteiro central da Avenida Capitão Sílvio, na região central da cidade.

“Em nome do Governo do Estado e do nosso superintendente Basilio Leandro, quero parabenizar a Associação Comercial de Ariquemes, empresários arrojados, que realizaram um evento deste porte. Nós sabemos o quanto o comércio, a indústria e os serviços necessitam desse apoio para que possamos avivar a comercialização local. A gente sabe que a população está prestigiando a Expovarejo. São quase 100 empresas de todas as áreas expondo seus produtos. Evidentemente a Associação Comercial merece todo o nosso apoio, sempre o Governo está presente, porque somos parceiros”, falou Pedro Texeira, diretor executivo da Suder.

“A equipe da Suder está aqui para prestigiar a Expovarejo e convidar os piscicultores aqui do Vale do Jamari a participarem conosco da 1ª Feira Nacional do Pescado da Amazônia, Fenapam, organizado por um grupo de empresários do ramo da piscicultura, e durante este evento, no dia 28, o Governo do Estado, por meio da Suder, vai realizar também a 4ª Rodada de Negócio do Tambaqui de Rondônia”, disse a técnica da Suder, Ilce Santos, bióloga especialista em piscicultura.

O estado de Rondônia é o maior produtor de peixe de água doce do Brasil e a 4ª Rodada de Negócio do Tambaqui de Rondônia é uma ferramenta que o governo utiliza para conquistar novos mercados para os produtores de peixe da região.

De acordo com o Superintendente da Suder, Basílio Leandro de Oliveira, a 3ª Rodada de Negócio do Tambaqui de Rondônia, realizado em novembro do ano passado, atraiu para o evento os 12 dos principais compradores de peixes do País e fechou mais de 11 milhões de reais em negócios. “Esperamos superar esse número na 4ª Rodada”, enfatizou Basílio.

O presidente da comissão organizadora da Fenapam, Dr. Edson Aliotti falou do evento durante o seminário de piscicultura na Expoverejo. “Eu e a equipe técnica da Suder, viemos aqui convidar toda cadeia produtiva de peixe para participarem da 1ª Fenapam. Este evento tem a finalidade de divulgar o nosso peixe e trazer tecnologia para o nosso produtor, através de palestras. Vamos ter um fórum de política econômica, com as presenças confirmadas do Secretário Nacional da Pesca, do Governador e da nossa classe política onde iremos discutir os gargalos da piscicultura para que a gente possa resolver”, finalizou Aliotti.