Paratleta de Rondônia receberá Medalha do Mérito Legislativo

0
76

O deputado Léo Moraes (PTB), apresentou e teve aprovado, através do Decreto Legislativo nº 149/17, a concessão da Medalha do Mérito Legislativo a Rossilena Marcolino de Souza, em alusão aos 20 anos da conquista do primeiro título de campeã mundial trazido a Rondônia, na modalidade de cadeiras de roda em Stock Madeville, realizado em julho de 1997, em Aylesbury, nas proximidades de Londres, Inglaterra.

Rossilena é natural de Guajará-Mirim, vindo a morar em Porto Velho com um ano sendo acometida de poliomielite e aos cinco chegou a fazer tratamento no hospital Sara Kubistchek, em Brasília.

Ironicamente, Rossilena era dispensada das aulas de educação física por sua condição de pessoa com deficiência. Mais tarde, veio a ser o maior destaque na história do desporto de Rondônia. A paratleta é graduada em Administração Pública, com duas pós-graduações.

Tornou-se atleta por acreditar que o esporte é fator de reabilitação física e social. No Atletismo participou de provas de campo como peso, dardo e disco. Mas participou de corridas de rua na modalidade cadeirante ganhando destaque nacional, quebrando recordes brasileiros.

O sucesso nacional levou-a a ser convocada para o campeonato mundial em Mar del Plata (Argentina), Berlim (Alemanha) e Stock Mandelville (Inglaterra), onde em 1997 conquistou o primeiro título mundial trazido para Rondônia, com duas medalhas de ouro e uma de prata.

 

ALE/RO – DECOM – Geovani Berno
Foto: Gilmar de Jesus

Facebook Comments