Paralímpico Escolar em Cacoal fornece mais de 2 mil refeições por dia

0
111
Três refeições diárias são servidas aos paratletas

A partir das 11h os paratletas formam uma fila para almoçar no centro de convivência dos Jogos Paralímpicos Escolares, em Cacoal. Cada um faz o próprio prato à vontade, escolhendo os alimentos de um cardápio balanceado e variado diariamente. No mesmo dia, eles se alimentam outras duas vezes, totalizando 2.220 refeições servidas.

O serviço ofertado faz parte da estrutura montada para realização dos jogos e é toda custeada pelo governo estadual, sem custo algum aos participantes do Paralímpico Escolar. As refeições são ricas em carboidratos, proteínas e lipídios, nutrientes importantes para reposição de energia. Sucos e sobremesas complementam as refeições diárias.

“Toda alimentação é preparada conforme manda a resolução normativa da Vigilância Sanitária, que dispõe sobre práticas de manipulação e higiene no preparo dos alimentos”, explica a gerente de alimentação e hospedagem dos jogos, Célia Nogueira, que conta com o acompanhamento do preparo alimentício por uma nutricionista.

A comida é servida nos horários do almoço e jantar no centro de convivência dos jogos. Por volta das 21h uma ceia é servida aos paratletas nos hotéis onde cada delegação está hospedada. A estrutura montada atende às delegações de 20 cidades na fase estadual da etapa Paralímpica Escolar.

“Acho que vou voltar pra casa mais gordinho”, brinca Alessandro Ribeiro do Nascimento, estudante da Apae em Colorado do Oeste. Para o atacante no futsal Luiz Miguel Roquete, “a comida é muito saborosa”.

Da delegação de Ouro Preto do Oeste, os paratletas do futsal Kleideano de Souza Silva e Weslen de Jesus Costa também aprovam a qualidade da alimentação. “Estamos passando muito bem”, brincou Kleideano.

Os Jogos Escolares é uma organização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Leia mais:
Finais de futsal e natação dos Jogos Paralímpicos Escolares acontecem nesta quarta-feira em Cacoal
Festival Estudantil de Artes apresenta danças folclóricas na etapa paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia em Cacoal

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments