PARA CADA DOIS MÉDICOS QUE REALIZAM CIRURGIAS PLÁSTICAS, UM NÃO É ESPECIALISTA, alerta SBCP

0
1732

Somente no ano de 2016 mais de 10 pessoas morreram por complicações durante ou após uma cirurgia plástica realizada por um médico não especialista.

 

Segundo lugar no ranking mundial de cirurgias plásticas, o Brasil possui em torno de 6.000 cirurgiões plásticos especializados e aptos a realizarem qualquer procedimento da especialidade, seja ele estético ou reparador. Mas, segundo o presidente da SBCP, Luciano Chaves, para cada médico brasileiro especialista em cirurgias plásticas existem dois oferecendo plásticas estéticas, especialmente lipoaspiração, sem ter formação para fazer a cirurgia. No último ano, a maioria dos óbitos que ocorreram foi em procedimentos de lipoaspiração, realizados por médicos não especialistas. Médico do trabalho, ginecologista, cirurgião vascular e médicos sem nenhuma especialização, foram algum dos casos que tem ocorrido cada vez com mais frequência.

 

“O único profissional habilitado para realizar cirurgias plásticas é o cirurgião plástico, profissional com formação específica, de cinco anos, realizada após a formatura em medicina. Realizar cirurgias plásticas com médicos sem especialização pode trazer graves consequências, desde sequelas irreversíveis como até mesmo levar à morte”, afirma Luciano Chaves. O presidente explica que para obter a especialização em cirurgia plástica, o médico precisa estudar pelo menos 11 anos. “Além de ser formado em medicina, o cirurgião plástico precisa cursar dois anos de cirurgia geral e três anos de especialização em cirurgia plástica. Por isso, somente um médico especializado está habilitado para realizar qualquer procedimento cirúrgico com a segurança necessária ao paciente”.

 

Ficando atrás apenas dos EUA, o Brasil registra em torno de 1.500.000 cirurgias plásticas por ano, sendo que 1.000.000 são estéticas e 500.000 reparadoras. Por isso, a SBCP alerta a população que antes de realizar um procedimento de cirurgia plástica, se informe e busque um profissional especializado. Para saber se um médico é ou não especializado em cirurgia plástica, basta acessar o site da SBCP: www.cirurgiaplastica.org.br ou baixar o aplicativo da SBCP, disponível para Android e IOS.