Palestra sobre câncer de mama marca abertura do “Outubro Rosa”

0
560

outubro_rosa_800px4dsc_9244Palestra, apresentação de grupo de dança e exposição de artesanato marcaram a abertura do “Outubro Rosa” em Porto Velho, campanha da prefeitura da capital realizada até o final do mês. Organizado pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas das Mulheres (CMPPM) e pelo Centro de Referência Especializado no Atendimento à Mulher Vítima Violência Doméstica (Creas Mulher “Sonho de Liberdade) visa chamar a atenção das porto-velhenses com relação aos cuidados que elas devem ter o câncer de mama.

O ponto alto da programação foi a palestra “Conscientização e Orientação Sobre o Câncer de Mama” proferida por Ardiléia Dias, do Centro de Referência da Mulher e Bruna Vieira, acadêmica da faculdade São Lucas. O assunto prendeu a atenção das presentes à palestra ocorrido na Sala Multiuso do centro.   Participaram da abertura a coordenadora da CMPPM, Vanusa Machado, os secretários Daniel Araújo, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Márcia Luna, da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) e Amélia Afonso, da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), além de outras autoridades.

ROSA1Para a coordenadora da CMMPM, Vanusa Machado, a campanha é importante por tratar de um assunto fundamental para o público feminino. “O Outubro Rosa é um mês todinho voltado à conscientização à prevenção do câncer de mama. Campanha foi lançada na década de 1990 e nós, como Coordenadoria das Mulheres, não poderíamos deixar de abraçar essa causa e buscar”, afirmou.

A coordenadora adiantou ainda que o câncer de mama quando diagnosticado no começo tem 95% de chance de cura, e só por meio da prevenção é possível evitar um mal maior. De acordo com os números da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas das Mulheres, em 2014, em Rondônia, 520 mulheres morreram vítimas da doença. No Brasil são mais de 500 mil óbitos por ano.

Histórico

ROSA3 O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Iniciou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.   Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.   A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo (SP), no dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução.   A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do combate ao câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Foto da capa/Marcelo Gladson