NEGÓCIOS – Empresários sul coreanos estreitam relações comerciais com classe política e empresarial de Ji-Paraná e Porto Velho

0
238

 

Acompanhado do vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, um grupo de empresários sul coreanos esteve na manhã da última segunda-feira, 17, no munícipio de  Ji-Paraná, reunido na Associação comercial e Industrial  (ACIJIP) com a  classe política e empresarial da região, onde conheceram os potenciais do município na área da produção agrícola e cadeia produtiva do agronegócio.

 

De acordo com o vice-governador Daniel Pereira a visita dos empresários da Coreia do Sul foi o resultado do trabalho de aproximação das relações comerciais iniciada em julho quando ele e o superintendente de Desenvolvimento (Suder), Basílio Leandro de Oliveira, estiveram naquele país.

 

“Somos o maior produtor de peixe de água doce no país”, disse o empresário e presidente da comissão organizadora da 1ª Feira Nacional do Pescado da Amazônia (FENAPAM), Edson Aliotti, aos empresários sul coreanos. Aliotti falou também das tecnologias que estão sendo repassadas aos produtores do estado através de palestras e as ações que o Governo de Rondônia faz voltada ao incentivo da piscicultura.

 

Já os Sul Coreanos apresentaram um sistema, traduzido como cidade inteligente, onde a iluminação de rua é composta com lâmpadas de LED, internet com wi-fi gratuito e vídeo monitoramento voltado a segurança pública; e um sistema de processamento de água voltado a agricultura, onde às moléculas de água são divididas, facilitando a absorção pela plantas, possibilitando maior produtividade nas lavouras.

 

Na parte da tarde, os sul-coreanos conheceram o arroz, feijão, açúcar, pimenta, paçoca, granito e a carne, entre outros produtos produzidos em Ji-Paraná, através de visitas realizadas nas empresas como  Arroz Bernardo, Campilar, Gramazon Granitos da Amazônia e frigorífico Tangará,

 

Ainda na parte da tarde, os empresários sul coreanos  conheceram a área do parque de exposições onde acontecem todos os anos a Rondônia Rural Show. Na ocasião da visita, o diretor comercial e de marketing da BLH, Deok Ho Rho, fez a doação do equipamento que faz o tratamento de água para utilização na agricultura, que tem a tecnologia que reduzir o consumo aumentando o crescimento do plantio, para ser aplica na vitrine tecnológica do parque. “Na próxima edição do Rondônia Rural Show vocês notarão o resultado positivo”, disse o empresário sul coreanos Marcelo Lee, que e responsável na área de consultoria de negócios entre Brasil e Coréia.

 

Além do Deok Ho Rho e Marcelo Lee, fizeram parte da comitiva os empresários Kyungsoo Min, diretor comercial da ALG, que atua no setor de iluminação inteligente em LED, com internet e câmeras de monitoramento acopladas;  Seon Tae kim, vice-presidente da ESV, um fundo de investimento para sistema de iluminação, carros e motores elétricos; Daniel Mun, este último, é sócio do Marcelo Lee na Rokgear korea, que atua no segmento de consultoria de negócios entre Brasil e Korea.

Estiverem presente na reunião na sede da ACIJIP o vice-governador do estado, Daniel Pereira (PSB), com o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), deputado estadual Airton Gurgacz, com o presidente da Acijip Hugo Araujo, e com empresários locais.

 

PORTO VELHO

Nesta terça-feira, 17, a comitiva foi recebida pelo governador Confúcio Moura, em seguida, foi feita uma exposição dos empresários sobre as oportunidades de negócios que podem ser feitas entre a Coreia do Sul e Rondônia para representantes empresariais de capital rondoniense.

A visita da missão coreana é organizada pela Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), via Gerencia de Comercio Exterior, com acompanhamento da Vice-Governadoria.

 

Texto e fotos Marcelo Gladson

Facebook Comments