Jovens Embaixadores: 50 jovens de destaque no ensino público representarão o Brasil nos EUA

0
695
Lucas de Brito Silva 18 anos, Ji-Paraná, RO/Foto Pamela Fernandes-G1
Lucas de Brito Silva
18 anos,
Ji-Paraná, RO/Foto Pamela Fernandes-G1

Brasília, 10 de janeiro de 2017 – Cinquenta estudantes da rede pública de todo o país chegam a Brasília hoje, 10 de janeiro, para entrevistas de visto e orientações antes de participar da décima quinta edição do Programa Jovens Embaixadores, intercâmbio cultural de três semanas nos Estados Unidos. Eles foram selecionados entre mais de 18 mil estudantes da rede pública, têm perfil de liderança, dominam o inglês e estão cheios de energia para representar o Brasil nos EUA. O programa é patrocinado pela Missão Diplomática dos EUA e parceiros públicos e privados e é uma de muitas iniciativas da Missão Diplomática dos EUA no Brasil que buscam promover o diálogo e o entendimento mútuo entre brasileiros e americanos.

Um estudante do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) foi selecionado para ser um dos jovens embaixadores nos Estados Unidos em 2017. Aos 18 anos, Lucas de Brito Silva é o único estudante de Rondônia selecionado nesta edição. Cursando Técnico em Química, o jovem viaja neste mês de janeiro para os EUA, onde vai passar 20 dias realizando diversas atividades com mais 49 brasileiros.

 

Para comemorar a décima quinta edição do programa, a Embaixada dos EUA preparou uma programação especial para esses jovens de talento. De 10 a 13 de janeiro, eles se reunirão em Brasília e terão a oportunidade de se encontrar com mais de 30 representantes de todas as 14 edições anteriores do programa para trocar experiências e saber como o programa mudou a vida de cada um deles ao longo dos anos.

 

O intercâmbio nos EUA acontece de 14 de janeiro a 5 de fevereiro com uma programação voltada para liderança jovem no Lake Tahoe, um dos mais majestosos lagos dos EUA situado na fronteira da Califórnia com o estado de Nevada. De acordo com o célebre escritor americano Mark Twain, o ar do Lake Tahoe “é o mesmo que os anjos respiram”. Depois, seguirão em grupos menores para diferentes cidades americanas (Seattle, WA, Portland, OR, Tulsa, OK e Pensacola, FL) onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias. O programa concluirá com a parada obrigatória na capital dos EUA, Washington, DC.
Durante essas três semanas, os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes comunitários, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. No final da viagem, eles apresentarão planos de ação na área de voluntariado que serão implementados em suas comunidades após o retorno ao Brasil.

 

Conheça os participantes de 2017: https://br.usembassy.gov/pt/embaixada-dos-eua-divulga-nomes-dos-50-selecionados-para-programa-jovens-embaixadores-2017/

 

O programa:
Desde o lançamento em 2002, 467 jovens brasileiros da rede pública de ensino já participaram do programa. Para a edição de 2017, mais de 18.700 jovens se inscreveram. Desde 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano e conta também com um intercâmbio inverso para que estudantes americanos possam conhecer outros países. No Brasil, os parceiros dessa iniciativa são: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e Boeing Brasil.