JOSÉ MAYER, REFLEXO DE UMA SOCIEDADE MACHISTA

0
812
O ator José Mayer - Fernando Quevedo / Agência O Globo PUBLICIDADE ÚLTIMAS DE TV DJ americana The Black Madonna Foto: Divulgação Análise: Palco eletrônico do Rock in Rio propõe viagem no tempo 04/04/2017 16:52 Heath Ledger em cena de documentário sobre sua vida Foto: Reprodução Youtube Documentário sobre Heath Ledger ganha primeiro trailer 04/04/2017 15:46 Rubinho (Emilio Dantas) e Bibi (Juliana Paes) Foto: Divulgação/TV Globo Juliana Paes fala de cena de sexo em ‘A força do querer’: ‘Cheios de paixão’ 04/04/2017 15:26 A banda islandesa Sigur Rós Foto: Januz Miralles and Tomaas Sigur Rós volta ao Brasil para show único em novembro 04/04/2017 15:14 RIO – Acusado de assédio sexual pela figurinista Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/jose-mayer-admite-que-errou-pede-desculpas-
O ator José Mayer – Fernando Quevedo / Agência O Globo

 

 

Por Samuel Costa

Não julgo o mérito, validade ou sinceridade do pedido de desculpas do ator global José Mayer, só acredito que todos de alguma forma devem fazer parte do processo de desconstrução, onde temos séculos de mentalidade deturpada e abusiva patriarcal e machista, isso é uma mazela social e histórica, no Brasil e no mundo. E só o alcance da mídia na divulgação dessa carta, que fez um indivíduo recuar mostrando a milhões no país que a sociedade esta mudando e a exposição dele abre horizontes para que outros repensem talvez antes de agir, pois não haverá mais omissão por medo. As mulheres não podem ter receio em delatar! E isso para todas as vítimas representadas por essa moça é libertador, embora o preço que ela pagou, foi inconcebível enquanto vítima. Continuem firmes mulheres!

Acusado de assédio sexual pela figurinista Su Tonani, de 28 anos, José Mayer, de 67, escreveu uma carta aberta “aos meus colegas e a todos, mas principalmente aos que agem e pensam como eu agi e pensava”. No texto, o ator diz que errou e pede desculpas.

“Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço”, escreveu José Mayer, sem especificar que tipo de atitudes cometeu.

LEIA A ÍNTEGRA DA CARTA ABAIXO:

“Carta aberta aos meus colegas e a todos, mas principalmente aos que agem e pensam como eu agi e pensava:

“Eu errei.

“Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava.

“A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora.

“Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço.

 

“Tenho amigas, tenho mulher e filha, e asseguro que de forma alguma tenho a intenção de tratar qualquer mulher com desrespeito; não me sinto superior a ninguém, nao sou.

“Tristemente, sou sim fruto de uma geração que aprendeu, erradamente, que atitudes machistas, invasivas e abusivas podem ser disfarçadas de brincadeiras ou piadas. Não podem. Não são.

“Aprendi nos últimos dias o que levei 60 anos sem aprender. O mundo mudou. E isso é bom. Eu preciso e quero mudar junto com ele.

“Este é o meu exercício. Este é o meu compromisso. Isso é o que eu aprendi.

“A única coisa que posso pedir a Susllen, às minhas colegas e a toda a sociedade é o entendimento deste meu movimento de mudança.

“Espero que este meu reconhecimento público sirva para alertar a tantas pessoas da mesma geração que eu, aos que pensavam da mesma forma que eu, aos que agiam da mesma forma que eu, que os leve a refletir e os incentive também a mudar.

“Eu estou vivendo a dolorosa necessidade desta mudança. Dolorosa, mas necessária.

“O que posso assegurar é que o José Mayer, homem, ator, pai, filho, marido, colega que surge hoje é, sem dúvida, muito melhor.