INCENTIVO ESPORTE – Rondônia conquista quatro medalhas no primeiro dia dos Jogos Escolares da Juventude em Curitiba

0
1132
Amanda Felipeto com o sensei Zé de Oliveira

Atletas de Rondônia competem com igualdade com adversários de outros estados e garantem no primeiro dia de competição dos Jogos Escolares da Juventude – fase infantil, que está sendo realizada em Curitiba, quatro medalhas, uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Luiz Felipe Belão conquistou duas medalhas na natação, uma prata e um bronze

O atleta Luiz Felipe Belão Barbosa, de 14 anos, que estuda no Sesi de Porto Velho, conquistou duas medalhas na natação, uma de prata no nado borboleta e bronze nos 50 metros. Luiz Felipe é treinado pelo técnico e professor da rede estadual de ensino, que trabalha exclusivamente com natação na Escola de Ensino Fundamental e Médio João Bento da Costa, que fica na zona Sul de Porto Velho.

Amanda Felipeto com o sensei Zé de Oliveira

Amanda Felipo Alves Pereira, de 14 anos, que é da cidade de Colorado do Oeste, no Cone Sul, garantiu medalha de prata no judô. A judoca é da rede pública estadual e estuda na Escola de Ensino Fundamental e Médio Paulo Assis.

Vitor Eduardo é campeão brasileiro de ciclismo na modalidade Contra Relógio

Vitor Eduardo dos Santos Prado Correia Pompeu, de 13 anos, da cidade de Ariquemes conquistou a primeira medalha de ouro na história do estado de Rondônia no ciclismo, na prova Contra Relógio, com tempo de 0,38, 6 segundos. O estudante de Ariquemes é o número 1 na categoria do ciclismo do Brasil.

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Waldo Alves, disse que o resultado que os atletas de Rondônia vêm conquistando nos Jogos Escolares da Juventude é fruto que a Gerencia de Esportes está colhendo, diante dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), bastante organizado na questão do incentivo aos professores de educação física que promovem o congresso técnico e trabalham a formação continuada.

O secretário disse que desde que o atual governo assumiu a administração do estado, tem feito os Jogos Escolares com bastante ênfase no esporte, incentivando os alunos, que por sua vez, querem ir para os jogos nacionais e o governo de Rondônia tem propiciado isso, porque acredita que investir no esporte, principalmente na formação na classe estudantil, traz bons resultados. “E hoje já estamos colhendo os frutos desse trabalho que vem sendo feito ao longo dos últimos anos”, afirmou o secretário de Educação.

Alves disse ainda que o governo de Rondônia tem trabalhado políticas públicas na área da cultura e do esporte. O ginásio Claudio Coutinho, que virou um centro de esportes, as escolas públicas do estado, praticamente todas tem quadras cobertas. “Investir no esporte oferecendo ao aluno o direito de escolher qual esporte quer praticar é uma forma de prevenir a violência, fazer com que esses jovens empreguem suas energias em coisa boas”, destacou.

Waldo Alves finalizou dizendo que estava muito feliz com os resultados conquistados pela delegação de Rondônia com a premiação nos Jogos Brasileiros e afirmou que o céu é o limite para Rondônia, e elogiou o gerente de esportes da Seduc e chefe da delegação, professor Ítalo Aguiar, que faz um trabalho exemplar juntamente com sua equipe.

Leia mais:
Abertura dos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba, reúne representantes de todos os estados

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom – Governo de Rondônia