Guajará estuda implantação das categorias de base

0
713

De volta ao futebol profissional de Rondônia há três temporadas, o Guajará Esporte Clube procura dar um passo de cada vez na reconstrução de sua história. Além de garantir a participação no Campeonato Rondoniense de 2018, o clube quer também implantar pela primeira vez categorias de base.

A ideia de ter um elenco nas categorias de juvenil e juniores vem sendo trabalhada desde que o GEC retornou ao cenário profissional em 2015. Porém, devido a dificuldades financeiras, o sonho de ter a base foi adiado nos últimos três anos.

O ano de 2017 ficou marcado na história do clube representante de Guajará-Mirim, já que esta foi a única vez que o time contratou atletas de fora do estado para vestir a camisa alvirrubra, fato que jamais havia acontecido no município durante os 65 anos de existência do clube.

A campanha desta temporada ficou longe de ser a planejada no início do ano e o Glorioso terminou os dois turnos na lanterna, com a pior defesa e o pior ataque do campeonato.

Aos poucos os jogadores contratados foram saindo e o GEC teve que encerrar sua participação com um elenco reduzido de 13 jogadores, tendo que utilizar até mesmo o goleiro reserva Ferreira como atacante na última rodada; apesar da situação adversa, o defensor não decepcionou e marcou o gol de honra na derrota de 3 a 1 para o Real Desportivo.

Para evitar situações como essa nas próximas temporadas, a diretoria quer a base ativa para revelar novos talentos pratas da casa e compor o elenco profissional com jogadores juvenis e juniores, formados dentro do próprio clube. Para o diretor de esportes do GEC, Paulo Figueiredo, o momento é de pura reflexão e frieza para que o planejamento dê certo.

– É muito importante ter a base, nosso objetivo é esse. Temos que ter uma nova safra para subir ao profissional, sendo assim também vamos disputar os estaduais de base e quem sabe conquistar uma vaga para jogar a Copa São Paulo de Juniores, seria a realização de um sonho. A implantação está sendo estudada para o próximo ano, vai depender da estruturação interna, mas estamos confiantes em relação a isso – declarou o dirigente.

De acordo com a diretoria, o GEC deve voltar aos gramados ainda neste ano para disputar alguns amistosos, mas ainda sem adversários e datas definidas.

Fonte: Globoesporte.com
Foto: Alexandre Almeida