Governo e Senai oferecem 26 cursos profissionalizantes na rede pública

0
748
Legenda foto: Governador Confúcio Moura (c), diretor do Senai, Valério Duarte (e) e Secretário de Educação, Valdo Alves (d) durante assinatura do convênio

Cursos serão gratuitos e contemplam inicialmente alunos de Porto Velho e Ariquemes

 

Governador Confúcio Moura (c), diretor do Senai, Valério Duarte (e) e Secretário de Educação, Valdo Alves (d) durante assinatura do convênio

780 alunos da rede estadual de ensino podem optar pelos cursos ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a maior escola profissionalizante do Brasil, com 75 anos de expertise na formação profissional. O convênio, no valor de 2 milhões 493 mil, foi assinado na manhã desta quarta-feira, 15-02, entre o Governo do Estado através da Secretaria de Estadual de Educação e o Senai.

Os valores cobrirão os investimentos para atender quase 800 alunos com 25 mil horas aulas em cursos profissionalizantes durante dois anos.

Os cursos oferecidos são na área de técnico em multimídia; técnico em comunicação visual, programador de jogos digitais; técnico em edificações; técnico em eletrotécnica; e formação inicial continuado em panificação. Ao todo são 26 cursos ofertados pela estrutura do Senai em Porto Velho e Ariquemes, inicialmente.

Os alunos contemplados nesta primeira etapa serão das escolas públicas de Porto Velho e Ariquemes, formando turmas com 30 alunos cada (ver tabela abaixo):

      Cidade      Escolas      Cursos   Carga horária
Ariquemes Escola Heitor Villa Lobos 2 turmas de técnico em multimídia 800 horas aulas
Ariquemes Escola Heitor Villa Lobos 2 turmas de técnico  em comunicação visual 800 horas aulas
Ariquemes Escola Heitor Villa Lobos 2 turmas de programador de jogos digitais 1000 horas aulas
       
Porto Velho Major Guapindaia 2 turmas de técnico em edificações 1.200 horas aulas
Porto Velho Escola Risoleta Neves 2 turmas de técnico em eletrotécnica 1.200 horas aulas
Porto Velho Lydia Johnson 2 turmas de técnico em Multimídia 800 horas aulas
Porto Velho Lydia Johnson 2 turmas de técnico  em comunicação visual 800 horas aulas
Porto Velho Lydia Johnson 2 Turmas de Programador de Jogos Digitais 1000 horas aulas
Porto Velho Escola Orlando Freire 10 turmas de FIC Panificação 200 horas aulas

 

O início das atividades está previsto ainda para este mês. “Em Ariquemes, já estamos ofertando curso profissionalizante desde 2016 e os resultados, segundo testemunho dos próprios alunos, são animadores”, explicou o diretor regional do Senai em Rondônia, professor Valério Duarte, durante conversa com o governador Confúcio Moura e com o secretário de Educação, Valdo Alves.

O governador Confúcio Moura disse, durante assinatura do convênio, que essa parceria com o Senai e com o Movimento Rondônia pela Educação, lançado pela Federação das Indústria de Rondônia com adesão de mais de 100 instituições, entidades e associações do tecido social rondoniense, é uma forma de ampliar o alcance do ensino oficial.

“O Governo não tem como atender a todas as demandas da juventude no campo educacional e essa parceria com o Senai vem para ampliar o nosso alcance, levando formação profissional à juventude rondoniense”, disse o governador. Já o secretário de Educação, Valdo Alves, acentuou que a celebração do convênio representa um avanço e é um anseio antigo da Seduc poder contar com a expertise do Senai para profissionalizar o maior número possível de jovens. Vamos trabalhar para ampliar estas e outras parcerias em prol da melhoria dos nossos indicadores da educação, enfatizou o secretário.

Afirmando sentir-se honrado com a parceria, o diretor regional do Senai em Rondônia, Valério Duarte, garantiu que toda a experiência de 75 anos do Senai, conceituado como uma das melhores escolas profissionalizantes do mundo, está à serviço da formação profissional dos jovens rondonienses. “Nossa experiência nos mostra que aqueles que se formam pelo Senai tem maior facilidade de colocação no mercado de trabalho e é isso que vamos levar aos jovens rondonienses”, disse.

A solenidade de assinatura do convênio foi prestigiada também pelas diretoras das escolas, major Guapindaia, Regina Coeli Araújo; pela diretora da Escola Risoleta Neves, Gláucia Proença; pela coordenadora regional de educação da região de Porto Velho (CRE), Irany Oliveira; e pela coordenadora pedagógica da Seduc, Angélica Ayres.