Fórum reúne 1200 gestores municipais de educação em Fortaleza e Alana participa de mesa com o Criativos da Escola

0
663
Conversa sobre ações intersetoriais na promoção do direito de aprender acontece no dia 9 de agosto
O 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Undime, voltado para mais de mil gestores e equipes técnicas de secretarias municipais de educação de todo o Brasil, irá debater sobre os três anos de implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). Entre as atividades a serem realizadas entre os dias 8 e 11 de agosto, em Fortaleza (CE), será feita uma apresentação do programa Criativos da Escola, do Alana, durante a mesa redonda ‘Ações intersetoriais na promoção do direito de aprender’.
Prevista para ser realizada no dia 9, às 16h30, a participação do Criativos abordará a importância de se estimular a escuta e o protagonismo de crianças e jovens, incentivar que elas criem ações que transformem sua educação e suas comunidades e espalhar as histórias destes projetos para todo o país. Clique aqui e confira mais informações sobre a programação do Fórum.
“É fundamental pensar o protagonismo infanto-juvenil em articulação com todo o Plano, mas principalmente no que se refere às metas relacionadas à gestão democrática e à qualidade da educação. Além de contribuir para o aprendizado dos conhecimentos ditos curriculares, de matérias como história, ciências, sociologia e matemática, por exemplo, a participação efetiva dos estudantes é de grande importância para pensarmos a formação cidadã destas crianças e jovens e até mesmo sua preparação para o mundo do trabalho”, diz Gabriel Salgado, assessor do programa Criativos da Escola, que representará o Alana no Fórum.
Presente no Brasil desde 2015, o Criativos faz parte da iniciativa Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e já está presente em 59 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo. Aqui, o programa já alcançou cerca de 1500 projetos de todas as regiões brasileiras por meio da premiação nacional ‘Desafio Criativos da Escola’. O Desafio busca experiências transformadoras que se destaquem por seu protagonismo, empatia, criatividade e trabalho em equipe. As inscrições para participar da 3ª edição, que reconhecerá 11 iniciativas estudantis, estão abertas até o dia 1º de outubro.
16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
Data: 8 a 11 de agosto
Local: Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza/ CE
Sobre o Alana
Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Alana é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.
Facebook Comments