Filiado do SINTERO denuncia em redes sociais postura antidemocrática do professor Xavier Gomes

0
1661

RETICÊNCIAS POLÍTICAS  –  Por Itamar Ferreira*

“Casa de ferreiro, espeto de pau”, dito popular.

 

Neste sábado (14) o polêmico professor Xavier Gomes, que também é colunista de imprensa, envolveu-se num entrevero nas redes sociais, com o também professor O. B. O. de Cacoal, ambos filiados ao SINTERO. O incidente ocorreu em um grupo de Whatsapp denominado “Cacoal Sem Rodeios”, do qual Xavier Gomes é administrador, sendo que nesta condição ele pode incluir e excluir participantes.

 

O professor O. B. O. postou um comentário neste grupo com críticas à postura de Xavier Gomes às 14h08 do sábado, cujo primeiro parágrafo dizia “Imagino, como posso acreditar na mudança proposta por uma pessoa que se dependesse dela o meu sindicato nem existia, haja vista que temos 29 anos de lutas e a pessoa filiou a 6 anos para tentar a presidência. Nem cogita concorrer um cargo menor, só aceita se for o mandatário.” Exatos 33 minutos depois, às 14h39, este professor foi sumariamente excluído do grupo “Cacoal Sem Rodeios” pelo Xavier.

 

Ainda no sábado à tarde, às 16h58, o professor O. B. O. fez uma postagem na rede social Facebook onde relatava que “Fui excluído do Grupo de Whatsapp, Cacoal sem Rodeios, criado pelo professor Francisco Xavier Gomes, candidato da chapa 2 (do SINTERO) simplesmente porque critiquei a postura dele no grupo, de fazer campanha e criticar uma instituição que sempre me representou, pelas redes sociais.

 

Em outro trecho o professor questiona, “o cara se diz democrático, quer ser presidente de um sindicato com mais de 20 mil filiados e não aceitar ser contraposto é muito contraditório”. Houve muitos debates e manifestações nesta postagem, como o das internautas C. G. P. que disse “Nossaaaaaa que exemplo…” e M. P. S. “São atitudes antidemocrática, pessoas que não suportam ser contrariadas não podem concorrer a um cargo que exige equilíbrio e maturidade, e acima de tudo sabedoria para empenhar com responsabilidade as demandas de um sindicato que vive em constante luta e divergência de ideias e opiniões. Como uma pessoa desse nível conseguirá lidar com isso?” .

 

O incidente causa estranheza por vir justamente de Xavier Gomes, que é um educador e um colunista de imprensa, que usa constantemente o direito de liberdade de expressão e as vezes até abusa desse direito, fazendo criticas aos mais variados segmentos, principalmente contra o SINTERO e sua diretoria, o que já lhe custou algumas condenações na justiça por injúria, difamação e calúnia. Entretanto, ele não tolera ser criticado e, se tiver poder para isso, ‘censura’ seus críticos.

 

Para ressaltar essa postura intolerante de Xavier Gomes, registre-se que o autor desta coluna também foi excluído por ele do mesmo grupo de Whatsapp, justamente por ter postado áudio do professor O. B. O, aos integrantes do grupo “Cacoal Sem Rodeios”, no qual ele questiona a postura antidemocrática e deplorável do professor Xavier.

 

O professor O. B. O questiona

como seria a postura do professor Xavier Gomes na presidência de um sindicato, dirigindo uma assembleia ou tratando da questão de um filiado que caísse em seu desagrado, por discordar ou fazer críticas à sua condução do sindicato?

* Itamar Ferreira é bancário, sindicalista do SEEB e da CUT, formado em administração e pós-graduado em metodologia do ensino pela Unir, e acadêmico do 10º período do curso de Direito da FARO.