Fenajud protocola em Genebra documento contra a retirada de direitos dos trabalhadores

0
663
Entrega de ofícios - direcionado a duas entidades representativas internacionais- ocorreu nesta quarta-feira (14), durante a 106ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra (Suíça)
Entrega de ofícios – direcionado a duas entidades representativas internacionais- ocorreu nesta quarta-feira (14), durante a 106ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra (Suíça)

A Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou nesta quarta-feira (14) dois ofícios em Genebra, na Suíça, em defesa dos trabalhadores contra a retirada de direitos por parte de governos ultraliberais. Os documentos tratam do mesmo tema e são direcionados a duas entidades distintas. Os registros foram feitos pelo presidente da Federação, Luiz Fernando Souza, pelo 2º Secretário-Geral, Israel Borges, pela Diretora de Finanças, Maria José, e pelo Diretor de Assuntos Jurídicos da Federação, Eduardo Nunes.

No documento endereçado ao presidente da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais (CLATE), Julio Durval Fuentes, e ao presidente da Confederação Latino-Americana dos Trabalhadores do Judiciário de Santiago-Chile, senhor Raul Araya, a Federação encaminha minuta de carta de Intenções tratada em reunião na OIT (Organização Internacional do Trabalho), onde sugere que as entidades sindicais latinas – e todas aquelas que desejarem participar das discussões – se unam para elaboração de medidas uniformes para combater as retiradas de direitos dos trabalhadores, cuja investida atinge toda a América Latina.

No texto os dirigentes sugerem a criação de Fórum Permanente de Defesa dos Trabalhadores. O indicativo para início das atividades seria a partir do segundo semestre de 2017, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. O objetivo principal é debater temas de interesse da categoria que podem amenizar a grave crise local e internacional que ameaça os direitos trabalhistas, sociais e previdenciários.

Os dirigentes da Fenajud seguem em atividade na cidade até o dia 16 de junho, onde participam da 106ª Conferência Internacional do Trabalho.