FEEMPI/RO sugere transporte alternativo para melhorar o transporte público de Porto Velho

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vans4capaAs dificuldades de atendimento da população de Porto Velho com serviço de transporte coletivo de qualidade podem ser atenuadas com a disponibilidade de
micro-ônibus e vans , alternativas mais baratas , mais confortáveis e muito mais rápidas que os ônibus maiores .   O sistema já é utilizado em grandes
capitais brasileiras como Brasília e Rio de Janeiro, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e cidades menores do interior de São Paulo, entre outras.

vans3A sugestão é do presidente da Federação das Micro e Pequenas  Empresas de Rondônia  Leonardo Sobral. Ele considera  que  Porto Velho conta com empresários
experientes para “tocar” esse novo negócio, gerando renda e novos empregos no  Município, pois é conhecida a grande capacidade  das pequenas empresas de
criação de postos de trabalho e  melhor distribuição de renda,  com  agilidade de adaptação às novas regras de mercado”.

Para Leonardo, o serviço deveria ser direcionado para micros e pequenos empresários de Porto Velho, por meio de edital e regras transparentes a serem discutidas
com a sociedade, com limite de dois ou três micro-ônibus para cada empresa  e  que sejam intercaladas as rotas mais rentáveis  com as de menor rentabilidade
por empresa .

Carreata motoristas de vans/RJ“A medida poderia, então, ajudar a alavancar os pequenos negócios, com a criação de vagas de emprego sem a necessidade de grandes investimentos e em um
período curto”,  afirma ele.

O uso de micro-ônibus tem vantagens em relação aos ônibus convencionais. Como os veículos são menores, andam mais rápidos e a manutenção é mais barata,
o que permite oferecer uma tarifa competitiva para os empresários e acessível para os usuários, sem contar  que os munícipes ainda  ganham com um prazo
bem maior em relação à manutenção  de ruas e avenidas,  tendo em vista o menor peso  deste tipo de veiculo.

A introdução de micro-ônibus e vans, no sistema de transporte coletivo de Porto Velho deve ser regulamentada por Lei, dependendo, portanto, da aprovação
de uma mudança na Legislação Municipal, com respeito ao direito de acesso ao transporte coletivo para portadores de deficiências (cadeirantes) e idosos
e tarifas mais baratas para os estudantes, com custos já  redistribuídos  na composição  no custo  final da passagem.

Leonardo Lembra, ainda, que  os problemas de transporte publico  não são “privilégio”  de Porto Velho, mas de todas as cidades do país, o que prova  que
esse modelo tradicional precisa ser  alterado e renovado, e  nossa cidade, que ainda é nova se compararmos a outras capitais e pelo tamanho que tem  é
o lugar ideal para se implantar  novos sistemas.

A ideia do micro-ônibus ganhou um  grande número de apoiadores em recente postagem na rede social demonstrando mais uma vez a insatisfação dos moradores
da cidade com o transporte público de Porto Velho, um problema que vem se arrastando nas últimas décadas e agora ganhou contornos mais dramáticos , com
a decisão da prefeitura de anular contrato com as empresas encarregadas do serviço.” Em que pese a boa vontade da prefeitura em resolver o problema, o
imbróglio jurídico decorrente desta atitude deixa a população insegura com relação ao serviço,  do qual depende a população mais carente do município.
Com a esperança de um final feliz para uma situação tão difícil, esperamos com a nossa sugestão ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores de
Porto Velho”, considera Leonardo sobral.

Fonte: Assessoria