Exército e Governo articulam parceria de comunicação e segurança em Rondônia

0
521

CCongexIMG_7696O governador Confúcio Moura participou na quinta-feira (21), no Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), em Brasília, de uma reunião com o general Carlos Roberto de Souza e técnicos do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército para tratar de parcerias, visando ampliar a abrangência nas estruturas de comunicação do governo por meio do programa Infovia nos municípios rondonienses e na região de fronteira.

Durante uma hora, o general Carlos Roberto fez a apresentação do planejamento do projeto Sisfron – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras -, que desde 2013 vem sendo trabalhado e aprimorado não apenas em Rondônia, mas em toda a região fronteiriça. O programa consiste no fortalecimento do sistema integrado de monitoramento e do emprego operacional cujo propósito é fortalecer a presença e a capacidade de ação do Estado na faixa de fronteira.

De acordo com o general, a parceria com o Governo do Estado poderá alavancar grandes projetos que atendam as expectativas da sociedade, não apenas na questão de segurança, mas também nas oportunidades de desenvolvimento social, de educação, de apoio à saúde e telemedicina.

General Carlos Roberto de Souza e governador Confúcio Moura

Segundo o governador, o projeto da Infovia é uma aspiração que ele busca concretizar desde 2012, por isso está em Brasília juntando forças para que Rondônia possa interligar-se ao sistema de internet e comunicação, integrando o Tribunal de Justiça, as prefeituras, o Governo do Estado, Exército Brasileiro, enfim, todos os órgãos públicos e privados que buscam uma boa comunicação, por internet, rádio, telefonia Voip, dados e voz.

“É preciso que a gente pense grande. É um modelo extraordinário. Tenho certeza que no futuro próximo ele trará grande proveito econômico e de desenvolvimento para o Estado de Rondônia, em todos os sentidos”, afirmou Confúcio.

Durante a reunião, o governador foi agraciado com um filme e um livro em homenagem aos 150 anos do nascimento do Marechal Rondon, Patrono Nacional das Comunicações, e ainda com uma medalha comemorativa da Casa da Moeda do Brasil.

Acompanharam o governador na reunião, a superintendente da Sibra, Elizete Lionel, e o assessor técnico da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), Fábio Folly.


Fonte
Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Alex Nunes
Decom – Governo de Rondônia