Embaixadores desembarcam em Porto Velho rumo a Rondônia Rural Show

0
684

Recebidos no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, na manhã desta terça-feira (24), por autoridades da Casa Militar e da Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), embaixadores e autoridades estrangeiras lideradas pela ministra do Comércio Exterior do Zimbabwe, Netai Loice Magade, estão em Rondônia para participarem da 5ª Rondônia Rural Show, que começa nesta quarta-feira (25) em Ji-Paraná.

As autoridades estrangeiras são recebidas no Palácio Rio Madeira

As autoridades estrangeiras são recebidas no Palácio Rio Madeira

O grupo é formado pelos embaixadores da Polônia, Andrzes Braiter, e sua esposa Catarzina Braiter, do Haiti, Madsen Chérubin, e esposa Daphcar Chérubin, pelos conselheiros diplomáticos da Costa do Marfim, Allou Yau Lambert e Kanadio Pascal, e pela ministra do Comércio Exterior do Zimbabwe, que pretende estreitar ainda mais as relações com o Governo Brasileiro e com a o Estado de Rondônia, na expectativa de formar parceiras importantes para o desenvolvimento da agricultura em seu País.

As autoridades da Costa do Marfim, muito afinadas étnico e culturalmente com o povo brasileiro, e até com a vocação nata com o setor produtivo primário de Rondônia/Brasil – eles produzem cacau, caju, café, arroz, etc -, além de participarem da Rondônia Rural Show, com o objetivo de estabelecer e ampliar relações comerciais, estão em Rondônia para promover também a grande feira internacional de seu País, marcada para abril de 2017, em Abijan, a capital econômica da Costa do Marfim.

A ministra Netai Loice, do Zimbabwe, falou da importância e do interesse em  ampliar as parceiras com Rondônia e com o Brasil na área de tecnologia agrícola daagricultura

A ministra Netai Loice, do Zimbabwe

Da mesma forma, a ministra Netai Loice, do Zimbabwe, pretende ampliar as relações comerciais e as parcerias que proporcionaram a implantação do programa brasileiro ”Mais Alimentos” em seu País. Segundo ela, é preciso fortalecer essa relação para que surjam novas oportunidades para ambas as partes. O Zimbabwe deseja levar de Rondônia tecnologias produtivas para todos os setores da agropecuária, indo de um sistema moderno de preparo de solo, com máquinas e equipamentos de ponta, até a industrialização de toda cadeia produtiva do leite.

Entre outros projetos, a ministra elogiou o programa da Agricultura Familiar, cujo modelo já está sendo implantado no Zimbabwe com sucesso, e que precisa ser ampliado pela importância do seu alcance. “Nosso desafio está em modernizar nossa agricultura, com a mecanização de todas as suas fases”, disse Netai Loice, acrescentando que para isso é preciso estabelecer parcerias que proporcionem a aquisição de tratores, insumos, transferência de tecnologia e até de manejo.

O embaixador da Polônia, Andrzes Braiter, e sua esposa Katarzina Braiter, aproveitaram a passagem por Porto Velho rumo a Ji-Paraná, para fazer uma visita ao procurador federal Reginaldo Trindade, com quem falaram sobre questões indígenas.

Também integram a comitiva de autoridades estrangeiras de passagem para a 5ª Rondônia Rural Show, o embaixador do Haiti, Madsem Chérubin, que ao lado da esposa Daphcar Chérubin, além de visitar a feira e conhecer a potencialidade e diversidade produtiva de Rondônia, deverá se reunir com autoridades locais e com a comunidade haitiana residente no Estado, na expectativa colaborar com o processo migratório.

Confira todas as notícias da Rondônia Rural Show


Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Marcelo Gladson
Secom – Governo de Rondônia