Emater ensina cultivo de hortaliças sem agrotóxicos na 4ª Rondônia Rural Show

0
657
Gilmar Rodrigues, coordenador da Vitrine Tecnológica
Gilmar Rodrigues, coordenador da Vitrine Tecnológica
Gilmar Rodrigues, coordenador da Vitrine Tecnológica

A tendência mundial em produção e consumo de produtos sem agrotóxico é uma realidade aos produtores rurais de Rondônia. Os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) provam aos sitiantes que é possível produzir alimentos mais saudáveis para o consumidor. A Vitrine Agroecológica segue até este sábado (30) quando encerra a 4ª Rondônia Rural Show, maior feira do agronegócio da região Norte organizada pelo governo estadual em Ji-Paraná.

Atendendo às exigências do mercado, a proposta da Emater-RO é ensinar ao homem do campo a produzir cada vez mais alimentos sem o uso de substâncias tóxicas. A possibilidade de abastecimento da rede pública escolar com alimento saudável também é um incentivo dos técnicos aos produtores rurais.

Pela sugestão da Emater-RO toda a produção deve ser totalmente natural utilizando os recursos que estão ali, bem à mão do produtor. É muito simples. Para os canteiros abertos, basta protegê-los ao redor e cobri-los com o capim morto, aquele que foi roçado no próprio sítio. No caso do período chuvoso o canteiro deve estar embaixo de uma cobertura, ou estufa como é mais conhecido.

“A chuva não atrapalha a produção de hortaliças e no período seco a irrigação e a cobertura morta impede o nascimento de mato garantindo a produção”, detalha o coordenador da Vitrine Tecnológica, Gilmar Rodrigues Vieira, esclarecendo que as maiores resistências dos sitiantes estão relacionadas com o ataque de pragas na plantação.

FONTE – Decom