Edson Martins apoia campanha para cadastro de doadores de medula óssea

0
745
Parlamentar destaca importância de a população colaborar com a Fhemeron
Parlamentar destaca importância de a população colaborar com a Fhemeron
Parlamentar destaca importância de a população colaborar com a Fhemeron

Com o objetivo de conscientizar a população para a importância de estender a mão ao próximo, o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, Edson Martins (PMDB), está divulgando uma campanha em busca de doadores voluntários de medula óssea.

O parlamentar disse acreditar que, quanto mais futuros doadores se cadastrarem, mais vidas podem ser salvas. Edson Martins explicou que em Rondônia a coleta e acompanhamento dos cadastros de doadores são feitos pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron).

A boa notícia é que, em 2015, Rondônia atingiu o índice de compatibilidade de amostras de doação de medula óssea acima da média nacional. De acordo com dados da Fhemeron, no ano passado foram confirmadas 32 amostras compatíveis de pessoas residentes na capital e no interior.

O transplante de medula óssea é necessário no tratamento de doenças do sangue, como anemia aplástica grave, mielodisplasias e em alguns tipos de leucemias, como a mieloide aguda, mieloide crônica e linfoide aguda. No mieloma múltiplo e linfomas, o transplante também pode ser indicado.

O que é

Medula óssea é um tecido líquido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, popularmente conhecido como “tutano”. Nela são produzidas as hemácias, no caso os glóbulos vermelhos; os leucócitos, ou glóbulos brancos; e as plaquetas.

O deputado Edson Martins incentiva as pessoas a procurar o banco de sangue mais próximo de sua cidade ou sua casa, doar em torno de cinco mililitros de sangue para análise e preencher a ficha com todos os dados pessoais.

“Graças à solidariedade de nosso povo o número de doadores voluntários e o cadastro de doadores cresceu 100% a partir de 2012”, destacou.

Para mais informações os futuros doadores podem entrar em contato com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia, através dos telefones (69) 3216-5485, 3216-2234 e 0800 642 5744.

 

ALE/RO – DECOM – [Assessoria Parlamentar]

Foto: Ana Célia