EDIONE É CONDENADO A 15 ANOS DE PRISÃO POR MORTE DA ATIVISTA NICINHA

0
891
Edione foi condenado a 15 anos de prisão
Edione foi condenado a 15 anos de prisão

PORTO VELHO- O jovem Edione Batista da Silva, de 23 anos, foi condenado ontem a 15 anos de prisão pela morte da ativista Nilce de Souza Magalhães, a Nicinha, participante do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB). O ex-cunhado dele, Leonardo da Silva, foi condenado a apenas um ano de detenção por ocultação de cadáver. A família de Nicinha vai recorrer da sentença, para acrescentar mais cinco anos de prisão a Edione.

Nicinha era conhecida na região pela luta em defesa das populações atingidas e pelas denúncias de violações de direitos humanos cometidas pelo consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela UHE Jirau. A liderança realizou diversas denúncias ao longo desses anos, participando de audiências e manifestações públicas, nas quais apontou os graves impactos gerados à atividade pesqueira no rio Madeira.

Nicinha desapareceu em 7 de janeiro, em Porto Velho (RO), e seu corpo foi encontrado cinco meses depois, há apenas 400 metros de sua antiga moradia, no acampamento de pescadores localizado no rio Mutum.

Após ser morta, seu corpo foi jogado no rio, sendo resgatado cinco meses depois. Edione confessou ter matado Nicinha e alegou que uma desavença entre eles motivada pela acusação de furto feita pela vítima contra ela foi o que o levou a cometer o crime. Leonardo é acusado de ocultação de cadáver.

LEIA AQUI TUDO SOBRE O CASO NICINHA

Fonte: Mais RO