Domingo será de protestos contra Temer em todo Brasil

0
452

No primeiro fim de semana após o golpe, as manifestações contra o governo usurpador de Michel Temer ( PMDB) serão intensas. No domingo estão agendadas mobilizações convocadas pela Frente Povo Sem Medo e pela Frente Brasil Popular, na avenida Paulista (em frente ao Masp, a partir das 16h30) e em Copacabana (em frente ao Copacabana Palace, a partir das 11h).

Os manifestantes pedem a saída do governo golpista e ilegítimo de Michel Temer (PMDB) e Diretas já! – ou seja, a convocação de eleições para a escolha de um presidente democraticamente eleito.

“Diante de um governo que não tem voto, que usurpa o poder, que assalta o poder, achamos que a única maneira de reestabelecer a democracia é através do voto popular”, afirmou o presidente do PT, Rui Falcão, em reunião da Comissão Executiva Nacional do PT, que ocorreu ontem. Leia aqui, na íntegra, a resolução do partido.

Protesto na Paulista

O protesto na avenida Paulista, que havia sido vetado pela Secretaria de Segurança Pública, foi liberado após uma reunião com manifestantes, mediada pelo prefeito Fernando Haddad. A PM usava como justificativa para impedir a manifestação a passagem da tocha paraolímpica, e tinha apoio do presidente golpista Michel Temer, que chegou a publicar um decreto nesta sexta-feira autorizando as Forças Armadas a atuarem em conjunto com o governo paulista para impedir o ato.

Após negociação, houve uma mudança de horário para garantir a passagem tranquila da tocha e está marcado para às 16h30 no domingo.

“A manifestação seria realizada de toda forma. Aceitamos a alteração de horário para deixar claro de que lado está a intransigência e não dar pretexto à repressão da Polícia Militar”, explicam os organizadores.

14117764_1763498250586795_4294785942770235907_n

Rio de Janeiro

O ato no Rio de Janeiro, convocado pela Frente Povo Sem Medo, acontece em frente ao Copacabana Palace, a partir das 11h neste domingo (4). “Primeiro fim de semana do governo golpista, vai ficar em casa?”, indagam.

14183731_1791159704488381_7587033235802695348_n

Pelo Brasil

No fim de semana, protestos serão realizados por todo o país. No sábado, Caxias do Sul (RS), Feira de Santana (BA), Anápolis(GO), Ponta Grossa (PR), Londrina (PR), Guarapuava (PR), Governador Valadares (MG), Pindamonhangaba (SP) e outras cidades terão protestos contra o presidente usurpador.

No domingo, além de São Paulo e Rio, Salvador (BA) também terá manifestações contra o golpista.

Semana de protestos

Durante toda a semana, protestos tomaram às ruas do Brasil, mesmo com a escalada na violência policial na repressão desses atos. Os maiores atos aconteceram em São Paulo, onde os manifestantes tomaram Avenida Paulista; no Rio de Janeiro, onde o ato ocorre na praça da Cinelândia; e emBrasília, com concentração na Praça dos Três Poderes.

A repressão policial foi a marca das manifestações desta semana e  registraram ao menos dez manifestantes feridos. Na quarta-feira (31) a universitária Deborah Fabri, 19, teve seu olho esquerdo perfurado, segundo relatos, pelo estilhaço de uma bomba de gás.

Da Redação da Agência PT de Notícias