DIAS TOFFOLI QUER PENA MENOR PARA IVO CASSOL; DODGE QUER QUE ELE CUMPRA PENA IMEDIATAMENTE

0
902
Ex-senador Ivo Cassol

BRASILIA- O futuro político do senador Ivo Cassol (Progressistas) está nas mãos de 11 ministros, cujo julgamento está pautado para a manhã da próxima quarta-feira (13). O plenário vai julgar o recurso apresentado pela defesa do senador contra condenação que sofreu em 2013 por fraude a licitações. O resultado do julgamento poderá obrigar o parlamentar a começar a cumprir pena, provavelmente em regime semiaberto, de 4 anos e 8 meses de prisão.

O julgamento foi interrompido em 2016 por um pedido de vista do falecido ministro Teori Zavascki e será retomado agora com o voto de seu sucessor Alexandre de Moraes.

Relatora do caso, a ministra Cármen Lúcia propôs cumprimento da pena de 4 anos e 8 meses de prisão no semiaberto (que permite o trabalho durante o dia fora da cadeia). Dias Toffoli recomendou pena menor, de 4 anos, a serem convertidos em prestação de serviços à comunidade.

Vários ministros, porém, consideram que o senador ainda tem direito a apresentar mais um recurso, além do que será julgado, antes de começar a cumprir a pena. A PGR entende que não e já pediu a execução da pena “o quanto antes”.

Com informações do G1