Mosquini cobra celeridade no processo de legalização da criação de peixes em tanques-redes

0
720

pescaEm audiência com o ministro Hélder Barbalho (Pesca e Agricultura), na última semana, o deputado federal Lucio Mosquini (PMDB) tratou do projeto de criação de peixes em tanques-rede, técnica que pode, segundo o parlamentar, revolucionar a piscicultura e a produção de pescados em Rondônia.

Nesta semana o deputado retornou ao Ministério para cobrar de Barbalho a celeridade do processo de legalização do projeto. “Estive com o ministro, cobrei, fui firme pedindo agilidade nesse processo de financiamento dos tanques redes para criação de tambaqui em Rondônia.

Mosquini entende que o processo de criação de peixes em tanques-rede pode ser facilmente aplicado no Estado. Citou como exemplo os lagos das usina de Santo Antônio, Jirau e Samuel, propícios à atividade.

O parlamentar destacou que o projeto recebeu boa acolhida do ministro, que afirmou que Rondônia é um estado estratégico para a piscicultura nacional, em especial no tocante às criações de tambaqui e pintado.

Entusiasta do projeto da criação peixes nos lagos das usinas hidrelétricas, através de tanques-rede, Mosquini frisa que Rondônia pode quase que triplicar sua produção. “Hoje nós produzimos cerca de 80  mil toneladas/ano de peixe. Com apenas 3% do que existe da capacidade dos lagos poderíamos pular para algo em torno de 200 mil toneladas”, detalhou.

Disse, ainda, que estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) comprovam que “a piscicultura em tanques-redes é uma técnica relativamente barata e simples, se comparada à piscicultura tradicional em viveiros de terra, haja vista que utiliza ambientes aquáticos, dispensando o alagamento de novas áreas e reduzindo os gastos com a construção de viveiros”.

Tanques-rede

A criação de peixes em tanques-rede é a modalidade de piscicultura que substitui a utilização de tanques escavados pelo uso do espaço em corpos d’água já existente, sejam eles naturais, como os rios ou artificiais (represas já existentes).

Para efeito de comparação uma represa para criação de 1.000 peixes custa atualmente em torno de R$ 10 mil. Já o tanque-rede o preço médio é cinco vezes menor, cerca de R$ 2 mil.

Foto: Cerimonial Ministério da Pesca