CONFÚCIO SE REÚNE COM PRODUTORES E CONSTATA A FORÇA DA AGRICULTURA EM CACOAL

0
414

AGRI

 

O candidato à reeleição ao governo médico Confúcio Moura, da coligação “Rondônia no Caminho Certo”, encerrou a agenda de campanha de sábado (30) na região de Cacoal reunido com dezenas de produtores rurais no restaurante “Panela de Barro”, na BR-364 a 2 km do centro da cidade.

 

Confúcio Moura aproveitou o intervalo do almoço para falar das propostas do plano de governo para um segundo mandato. O apoio à agricultura familiar, por exemplo, foi uma das políticas ressaltada que, segundo ele, deu certo no primeiro mandato e receberá atenção especial nos próximos 4 anos.

 

AGRI2Lembrou o candidato que antes da autorização do Ministério da Educação ainda no governo de Luis Inácio Lula da Silva para a aquisição de uma quota de 30% dos produtos da agricultura familiar para incluir no cardápio da merenda escolar, Ariquemes já havia adotado a medida. Nos seus dois mandatos de prefeito em Ariquemes, Confúcio Moura chegou a adquirir na época 60% dos itens da merenda escolar dos produtores familiares.

 

O candidato Confúcio admitiu que agora haja ao processo que agrega renda à produção familiar uma campanha para conseguir a adesão total das nutricionistas. Uma das vantagens dos produtos oriundos das propriedades da agricultura familiar é o selo orgânico sem uso de agrotóxicos nas áreas de cultivo.

 

Um dos agricultores familiares bem sucedidos da região é o paranaense e ex-caminhoneiro Claudionor Souza Silva, 49 anos, que consegue faturamento de R$ 15 mil por mês, somente com a venda de abacaxi e melancia. “Minhas frutas são consideradas as melhores da região”, disse ao mostrar um álbum de fotos ao candidato Confúcio Moura.

 

A propriedade de Silva é localizada na Linha 208, km 9,5, Lote 62 no Setor Prosperidade. Ele conta que nas viagens de caminhão ficava observando produtores de outras regiões utilizarem métodos de adubos orgânicos no cultivo de frutas, legumes e hortaliças. Atualmente possui 4 mil pés de abacaxi consorciado com abóbora, mandioca, pepino, maxixe, jiló e outros, e já encomendou 400 mil mudas de abacaxi “vitória”, espécie produzida no Espírito Santo, para aumentar a produtividade e a renda.

 

Claudionor Silva já requereu a documentação para implantar uma agroindústria familiar para produzir e comercializar compotas e licores de abacaxi. A melancia e outras frutas produzidas na propriedade com o uso da técnica de irrigação do “gotejamento” já é exportada inclusive para o Mato Grosso, além de abastecer a rede de supermercados de toda a região.