Condições das estradas preocupam Expedito

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Próximo governo terá que criar ambiente favorável para não depender unicamente da União, prega Júnior
Próximo governo terá que criar ambiente favorável para não depender unicamente da União, prega Júnior
Preocupado com as vicinais

A falta de conservação e a consequente má condição de trafegabilidade em grande parte das rodovias rondonienses foram relatadas ao candidato ao governo pela coligação Muda Rondônia, Expedito Junior, como um dos grandes problemas que o setor produtivo já começa a enfrentar em vários pontos do Estado, mesmo a cerca de dois meses do início do inverno amazônico.

No último fim de semana, em campanha na grande região de Rolim de Moura e no Vale do Guaporé, Expedito ouviu muita reclamação de produtores das regiões de São Felipe, na zona da mata e ao longo de municípios do Vale do Guaporé, que se disseram preocupados com as condições das estradas que não oferecem indícios de segurança e boa trafegabilidade quando começarem as chuvas.

Rondônia possui cerca de 20.300 quilômetros de rodovias, sendo pouco mais de 10%, ou seja, em torno de 2.500 quilômetros pavimentados, dos quais a maioria é da BR-364 e mais de 13 mil quilômetros da malha viária não pavimentados. Outros 4.300 quilômetros são de rodovias planejadas.

Ao invés de encarar o problema em seu conjunto, os dois últimos governos optaram por secciona-lo. Ivo Cassol priorizou as estradas rurais, enquanto que o atual governo anunciou que trabalharia mais nos municípios, para asfaltar vias urbanas em conjunto com as prefeituras, o que foi “um grande equívoco”, na avaliação do candidato tucano, “tanto de um quanto do outro”.

Segundo Expedito Junior, nos últimos 12 anos, o meio rural e as cidades cresceram e se desenvolveram e não poderiam, portanto, ser tratados de forma discriminada. “Nós temos uma visão do conjunto. Temos consciência da necessidade de se ajudar os municípios nas obras de urbanização, principalmente no asfaltamento de ruas, mas não podemos prescindir de garantir as melhores condições de trafegabilidade nas rodovias rurais, sejam estaduais ou municipais, a qualquer época do ano, principalmente no inverno amazônico e não apenas na estação da seca”, defende ele.

O candidato que prega uma mudança de rumos na condução dos destinos de Rondônia adiantou que apresentará à sociedade rondoniense um programa de manutenção permanente das rodovias para que os problemas sejam atacados à medida que se apresentam e não apenas em épocas distintas, como é atualmente, sob nomes fantasiosos que servem apenas para justificar gastos com propagandas e exploração na mídia.