Alunos do Colégio Objetivo são destaques nas olimpíadas de Física e Ciências

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objetoAtentos à importância de preparar o aluno para enfrentar, com segurança, qualquer avaliação de conhecimento, o Colégio Objetivo oportuniza aos discentes momentos e atividades complementares que estimulam o seu aprendizado, assim como ocorre com as olimpíadas de Física e Ciências.

 

Os alunos do Ensino Médio integral Adriano Zingra (3º série) e Amanda Lube (2º série) conquistaram, de forma inédita, vaga para a 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Física. De acordo com o professor do Colégio Objetivo, Tarso de Holanda, a OBF é um programa da Sociedade Brasileira de Física que estimula o interesse pelo desafio. “Participar de uma olimpíada como essa é uma forma de aproximar o participante às carreiras científicas-tecnológicas, além de desenvolver um aluno pesquisador que no futuro pode trazer grandes contribuições para a sociedade”, explica Tarso.

 

Para Amanda Lube (16 anos) o professor foi um dos motivadores para participar da OBF. “Foi com o total apoio do Tarso que nós resolvemos participar. Nós sabemos que ter esse conhecimento prévio pode fazer a diferença lá na frente”, conta ela.

 

Amanda se prepara desde sempre com estudos diários. “Acho importante não levar dúvidas para casa e estudo todos os dias que é para não perder o foco. Essa fase da olimpíada foi bem justa, de acordo com o que eu já estudei, então achei tranquila”, revela a aluna.

 

Sobre a importância de participar da OBF, Amanda destaca: “Para mim, a olimpíada é uma forma de estimular no aluno seu lado científico o que é muito bom para nosso país, principalmente agora em que o mundo está tão voltado para a tecnologia”, reflete Amanda.

 

Olimpíada Nacional de Ciências

 

Outra importante competição realizada com estudantes é a Olimpíada Nacional de Ciências. No próximo sábado (24), acontecerá a segunda fase da ONC e o Colégio Objetivo será representado 11 alunos. Pedro Vitor das Neves Ramos, Pedro Lucas Savedra Mazetti, Mariana Botelho P. Melo, Matheus Cavalcante Muricy, Jorge Victor Moreira Aguiar, Gabriel Lincoln Lacerda de Moura, André Luiz Barbosa Marinho, Gabriel Lino Gonçalves, Pedro Vinícius Neves Claros e Enrique Candido dos S. Moreira, Gabriel Lonardoni F. Bessa.

 

Esta segunda fase, aplicada em polos regionais, será um teste com questões de Química e de Física, sendo uma parte de perguntas de seleção única e outra com questões analítico-expositivas.

 

Além de despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências, a ONC espera aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas das escolas; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; e proporcionar desafios aos estudantes, em busca do aprimoramento de suas formações.

 

O coordenador do Ensino Médio integral, Philip Auzier enfatiza sobre a importância da participação dos estudantes em competições como essas. “É importante porque, o aluno pode se surpreender ao se ver olímpico e, além disso, é uma forma de eles tomarem consciência que todo o esforço dedicado ao estudo pode e será recompensado de alguma forma”.